Centro de Estudos abordará Emergências Sanitárias e Saúde Global

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 2/9, às 10h (horário/Manaus), a palestra: “Emergências Sanitárias e Saúde Global: um olhar crítico”, a ser ministrada pela pesquisadora Denise Nacif Pimenta, pesquisadora no Instituto de Pesquisas René Rachou/Fiocruz Minas.

Durante a palestra, a pesquisadora apresentará aos alunos o que tem sido produzido no contexto das ciências sociais/humanidades sobre as epidemias/emergências sanitárias do ponto de vista da saúde global crítica.

A palestra será transmitida através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/88929155622?pwd=eHhDVmVFZ1FxREVubjhDM1J4d2swdz09

(ID: 889 2915 5622) e (Senha de acesso: 782204)

SOBRE A PALESTRANTE

Denise é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e, doutora em Ciências da Saúde pelo Centro de Pesquisas René Rachou/Fiocruz Minas (2008). Fez Pós-doutorado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/ Fiocruz) e Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz) (2009-2012).

É pesquisadora no Instituto de Pesquisas René Rachou/Fiocruz Minas. Professora do curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Fiocruz-Minas e integrante da Comissão de Pós-Graduação. É também professora visitante do Mestrado Profissional Educação e Docência (Promestre) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio no TDR Career Development Fellowship in Interactive Learning financiado pelo Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases (TDR) e The Wellcome Trust, entre 2003-2004.

Tem experiência e atuação profissional marcadamente interdisciplinar nas áreas e temáticas: Saúde Coletiva, Educação em Saúde, Divulgação Científica, Antropologia da Saúde, História da Saúde, Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, processos epidêmicos e os aspectos sociais das doenças tropicais/negligenciadas.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento