Fiocruz Amazônia forma segunda turma de agentes multiplicadores em prevenção de IST/HIV/Aids em curso oferecido à profissionais da saúde da Marinha do Brasil

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) formou na última sexta-feira, 26/8, a segunda turma do curso de formação de agentes multiplicadores em prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/HIV/Aids, ofertado à fuzileiros do 9º Distrito Naval, que atuam em diferentes unidades fluviais de atendimento médico-hospitalar da Marinha do Brasil. A capacitação, que contou com a participação de 20 profissionais de saúde da Marinha foi ofertada no âmbito do projeto QualificaSUS e, objetivou a promoção de um intercâmbio de informações entre profissionais de saúde da Marinha, Fundação Alfredo da Matta e Fiocruz Amazônia.

Com carga-horária de 21 horas de conteúdos ministrados, o curso foi dividido em três dias de atividades, ministradas pela médica sanitarista Adele Benzaken, diretora do ILMD Fiocruz Amazônia, o dermatologista José Gomes Sardinha, as enfermeiras Ana Claudia Camilo e Andrea Beber e os cientistas sociais Sully Sampaio, coordenador dos cursos de atualização do Projeto QualificaSUS, da Fiocruz Amazônia, e Rita Bacuri, vice-coordenadora do Laboratório Território, Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (LTASS), do ILMD.

Adele Benzaken destacou a importância da capacitação, visando os atendimentos em saúde em prol das populações amazônicas, onde atua a Marinha do Brasil, em especial durante missões de assistência à saúde. “Esse foi o segundo módulo de um curso que visa capacitar agentes multiplicadores de prevenção entre os profissionais de saúde da Marinha em atuação na Amazônia. A parceria com a Marinha do Brasil, por meio do 9o Distrito Naval, é de extrema importância para a Fiocruz Amazônia, pois reforça o compromisso da instituição com o atendimento à saúde das populações vulnerabilizadas e contribui para a prevenção das Infecções Textualmente Transmissíveis junto a esse público, já que todos os militares aqui presentes integram as missões de assistência à saúde em toda a região”.

Além dos conteúdos disponibilizados pelos instrutores, casos clínicos foram apresentados, intercalados por dinâmicas de grupos e dramatizações, que simularam procedimentos de atendimentos, em relação aos protocolos utilizados atualmente para tratamento e diagnóstico de IST/HIV/Aids, prevenção combinada e fluxogramas de transmissão. A ação visa o aprimoramento no acesso e atuação das equipes da Marinha do Brasil.

Para a enfermeira, Leidiane Oliveira, 1º Tenente da Marinha, a experiência foi de suma relevância para o desenvolvimento do trabalho realizado nas comunidades ribeirinhas do Amazonas. “Primeiramente quero parabenizar os instrutores, por dominarem tão bem o conteúdo e, conseguirem nos passar esse conhecimento de uma forma bastante dinâmica. O curso superou minhas expectativas. O aprendizado adquirido aqui, será muito importante para levarmos ao interior do Estado, através do trabalho que desenvolvemos nas populações ribeirinhas. As aulas foram bastante esclarecedoras e abriram um leque de possibilidade, sobre como podemos trabalhar, explorando técnicas e abordagens ensinadas durante as dinâmicas do curso”, explicou.

Entre os temas abordados no âmbito da capacitação, estão os seguintes conteúdos: Importância das ISTs no contexto brasileiro e global, aspectos clínicos das ISTs, IST no contexto da prevenção combinada, uso de preservativos masculino e feminino e como atuar no seu local de trabalho frente a casos de IST e como dialogar sobre prevenção.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Ingrid Anne / Eduardo Gomes (ILMD/Fiocruz Amazônia)