NÚCLEO DE
INOVAÇÃO
TECNOLÓGICA
Ampliação do escopo
Ampliação do escopo de atuação e descentralização de atividades da Gestec;
NÚCLEO DE
INOVAÇÃO
TECNOLÓGICA
Implantado em 2007, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia) tem como objetivo prospectar projetos de pesquisa para identificação de tecnologias e produtos que possam ser patenteados, assim como intermediar o contato entre pesquisadores, tecnologistas e a Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec/Fiocruz) para elaboração de pedidos para depósito de patentes e acompanhamento do processamento das negociações, desde o depósito até a manutenção das patentes.
O Sistema Fiocruz de Gestão Tecnológica e Inovação foi criado em 2006 com a missão de promover a inovação em saúde, por meio da gestão da Propriedade Intelectual e da Transferência de Tecnologia, de forma integrada e articulada com as Unidades da Fiocruz. Através de sua atuação, pretende ser referência até 2022, na gestão de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia no Brasil.
O NIT/ILMD está ligado à diretoria e atua diretamente com os pesquisadores da Unidade, fornecendo-lhes orientações acerca de assuntos relacionados à propriedade intelectual e inovação em consonância com as políticas de gestão da inovação da Fiocruz e com o Programa de Inovação Tecnológica do ILMD/Fiocruz Amazônia.
Os três pilares de sustentação do Gestec são:
O NIT do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD) faz parte do sistema de Núcleos de inovação da Fiocruz, o Sistema Gestec-NIT, coordenado pela Gestec.
O NIT-ILMD está ligado diretamente a diretoria da unidade sendo-lhe inerente as atribuições gerais e técnicas do Sistema Gestec-NIT as seguintes competências:
O NIT atua diretamente com os pesquisadores da Unidade, fornecendo orientações acerca de assuntos relacionados a propriedade intelectual e inovação em consonância com as políticas de gestão da inovação da Fiocruz e com o Programa de Inovação Tecnológica do Instituto Leônidas & Maria Deane. Dentro desta perspectiva, o NIT-ILMD, visa realizar a prospecção ativa dos projetos de pesquisas em andamento e de novos projetos para identificação de tecnologias e produtos que possam ser patenteados, assim como intermediar o contato entre pesquisadores e tecnologistas e a Gestec acerca da elaboração de pedidos para depósito de patentes e acompanhamento o processamento das negociações, desde o depósito até a manutenção das patentes.
O NIT também deve criar mecanismos de reforço e manutenção da política institucional para estimular a proteção ao conhecimento e integrar ações voltadas para a gestão tecnológica local, em alinhamento com a Vice-Presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, por meio da Gestec-NIT, e instituições parceiras para troca de informações. Como parte do processo de implantação, em outubro de 2009, representantes da Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec) do NIT/Fiocruz realizaram, no ILMD*, palestras sobre a política de inovação da Fiocruz, o Sistema Gestec/NIT e as patentes como fonte de informação, a fim de envolver os pesquisadores da unidade na Amazônia, estimulando-os a produzir conhecimento científico e tecnológico para gerar patentes e produtos que beneficiem a sociedade.
5 proteínas recombinantes correspondentes aos gene core, ns3, ns4, ns5 n-terminal e ns5 c-terminal de HCV produzidas em E. coli.
sete proteínas recombinantes produzidas em Escherichia coli baseadas em variantes regionais do bloco 2 polimórfico de MSP1.
proteína recombinante produzida em Escherichia coli baseada no gene da HRP2 de P. falciparum, marcador de infecção da doença em humanos.
Duas proteínas recombinantes baseadas no gene da LDH de P. vivax, uma correspondente a porção inicial n-terminal da proteína e a segunda aos demais aminoácidos da porção c-terminal.
proteína recombinante correspondente a epitopos vacinais de anaplamose bovina.
anticorpos policlonais avaliados em testes de Western blot, ELISA e imunocromatografia.
anticorpos policlonais avaliados em ELISA.
App baseado na ficha de notificação de casos de malária padrão (aplicativo pode ser alterado e aplicado no desenvolvimento de questionários e fichas para outras pesquisas).
Apresenta expertises identificadas no Instituto. Havendo interesse, contacte o NIT – ILMD para construção de parcerias.
Coordenador
Vice-coordenadora