BIOSSEGURANÇA
ILMD/Fiocruz Amazônia
ILMD/Fiocruz Amazônia
A biossegurança é uma orientação prioritária no ILMD/Fiocruz Amazônia, uma vez que há o desenvolvimento de atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, realizadas no Laboratório Multiusuários e nas cinco Plataformas Tecnológicas.
Para orientar e incentivar as boas práticas e ações de biossegurança foi instituída a Comissão Interna de Biossegurança do Instituto – CIBio/ILMD (Portaria N. 003/2016-GAB/ILMD), subordinada à vice-diretoria de Pesquisa.
A CIBio/ILMD vem atuando para oferecer cursos e treinamentos que promovam a capacitação dos profissionais e a disseminação dos princípios da biossegurança no Instituto e nas instituições parceiras.
Essas ações visam melhor atender as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa e otimizar um conjunto de ações para prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente.
Fruto de projeto aprovado pelo CNPq através do edital 026/2007, o livro aborda os procedimentos que devem ser utilizados para se trabalhar legalmente com organismos geneticamente modificados. A coletânea apresentada foi elaborada pelos autores Marco Antônio da Costa e Maria de Fátima Barrozo a partir das experiências, vivências e reflexões de 35 autores envolvidos com o tema “biossegurança”, e tem como foco a biossegurança de OGMs.