Fiocruz Amazônia dá posse ao primeiro servidor do conjunto de aprovados do último concurso público da instituição

Doutor e Mestre em Saúde Coletiva, com ênfase em Política, Planejamento e Administração, pelo Instituto de Medicina Social Hésio Cordeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o administrador em saúde Lucas Manoel da Silva Cabral, 30 anos, é o primeiro servidor do conjunto de aprovados no último concurso público da Fiocruz a tomar efetivo exercício no cargo de Pesquisador em Saúde Pública do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). Lucas foi recebido, na última sexta-feira, 18/07, pela diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, e pela chefe do Serviço de Gestão de Pessoas, Luciene Araújo. Na ocasião, percorreu os setores da instituição e recebeu as boas-vindas dos demais servidores e colaboradores. Ele passa a integrar o Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (Lahpsa), referência em pesquisa na área da saúde coletiva, atuando no desenvolvimento de projetos de pesquisa; formação de pesquisadores, profissionais e gestores de saúde; além de divulgação científica em saúde.

Com trajetória consolidada em instituições públicas, Lucas Cabral já atuou como pesquisador pela Secretaria Técnica da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (STE RedEscola) e no Grupo de Pesquisa Atenção Primária à Saúde (APS) em Territórios Rurais Remotos (Fiocruz). Este grupo é responsável por articular pesquisadores, professores e estudantes de programas de pós-graduação em Saúde Coletiva, além de profissionais com experiência nas diferentes esferas de gestão da APS no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco nos Municípios Rurais Remotos (MRR). Também atuou como consultor em Políticas Públicas em Controle do Tabaco no SUS, junto à Divisão de Controle do Tabagismo (DITAB), do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Durante o desenvolvimento de sua tese de Doutorado, intitulada “Dos Brasis que se faz um País: Desafios para a Regionalização da Saúde no Brasil”, o pesquisador percorreu municípios do interior do Amazonas, entre 2019 e 2020, propondo a discussão sobre o processo de organização da Saúde a partir de pequenos municípios com baixíssima arrecadação, e o papel das regionais de saúde, que acabam sendo caracterizadas como vazios assistenciais, com poucos equipamentos de saúde e baixa oferta de profissionais médicos especialistas. “O objetivo da minha tese foi discutir os limites da regionalização da saúde nesses territórios, fazendo um comparativo entre a realidade do Amazonas, com municípios de regiões carentes do Estado de Minas Gerais, com características de ruralidade e que também enfrentam dificuldades de organização dos seus serviços”, descreve.

Na recepção ao novo servidor, a diretora da Fiocruz Amazônia apresentou um panorama dos projetos de pesquisa em andamento na instituição, estudos em Saúde Coletiva, assim como abordou os Programas de Pós-Graduação na unidade. Stefanie destacou a importância da realização do concurso público para preenchimento de 11 vagas no ILMD/Fiocruz Amazônia, sendo cinco para os cargos de pesquisador em Saúde Pública, três para o cargo de Tecnologista em Saúde e três para o cargo de Analista em Saúde.

“A chegada de novos servidores por meio de concurso público representa um marco fundamental para a consolidação das ações estratégicas do ILMD/Fiocruz Amazônia. Em institutos menores como o nosso, a entrada de novos pesquisadores e técnicos gera um impacto direto na nossa capacidade de atuação. Com esse concurso, teremos um incremento de quase 25% no nosso quadro de servidores, o que potencializa significativamente a produção científica, a formação de recursos humanos e a resposta às demandas de saúde da região amazônica”, enfatizou Stefanie Lopes.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa

Fotos: Júlio Pedrosa