Centro de Estudos abordará utilização de jogos como prática de saúde

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 1/4, às 10h (horário/Manaus), a palestra: “O jogo como prática de saúde”, a ser ministrada por Flávia Garcia de Carvalho, pesquisadora no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Segundo explica a pesquisadora, “O uso de jogos na saúde não se limita aos jogos educativos sobre hábitos saudáveis. Tanto o campo da saúde quanto o campo dos jogos incluem uma grande variedade de abordagens”, explica.

Baseada nas abordagens do livro “O Jogo como Prática de Saúde”, a pesquisadora irá discutir exemplos que apontam diferentes caminhos e possibilidades na interseção entre jogos e saúde, que podem ir desde aplicações em terapias e até na ciência cidadã.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/86789839624?pwd=UXdUU29zV1JTRjZxaHNOTVFxS0Q4Zz09 (ID: 867 8983 9624) e (Senha: 423087).

SOBRE A PALESTRANTE

Flávia é Doutora e Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Icict/Fiocruz, sob a linha de concentração: Informação, Comunicação e Mediações em Saúde. Realizou estágio do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PSDE) em 2019, na Academia de Jogos e Mídia da Universidade de Ciências Aplicadas de Breda – Países Baixos, tendo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como instituição de fomento.

Atualmente é integrante do grupo de pesquisa “Jogos e Saúde” e coautora do livro “O jogo como prática de saúde”. Possui graduação em Artes Visuais e Design Gráfico. Trabalha como servidora da Fundação Oswaldo Cruz, onde é docente do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Osvaldo Cruz (COC) e atua no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), onde pesquisa produção de sentidos de saúde em jogos digitais e desenvolve jogos analógicos e digitais para promoção da saúde e divulgação da ciência.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia
Imagem: Mackesy Nascimento