Palestra do Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia aborda desenvolvimento e aplicações da tecnologia do DNA recombinante

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promoveu nesta sexta-feira, 14/6, a palestra “Desenvolvimento e aplicações da tecnologia do DNA recombinante”, ministrada pelo pesquisador, Luis André Moraes Mariuba, pesquisador e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Fiocruz Amazônia.

Na ocasião, Mariuba também explanou sobre as atividades desenvolvidas na Fiocruz Amazônia, no âmbito do NIT, em especial sobre depósito de patentes e aplicações de tecnologias que beneficiam diretamente a sociedade. “A gente tem trabalhado muito com o desenvolvimento de imunoensaios, voltados principalmente para malária e também em outras linhas que atuam com outras doenças”, pontuou.

Os imunoensaios são técnicas para a detecção e/ou quantificação de antígenos e anticorpos, ou outras substâncias que desempenhem o papel de antígeno no ensaio, tais como drogas, hormônios, DNA, RNA e citocinas. Durante a apresentação, o pesquisador apresentou também projetos que receberam recursos para serem executados, assim como destacou algumas alternativas desenvolvidas nos laboratórios, publicações e patentes depositadas pelo Instituto.

SOBRE O PALESTRANTE

Mariuba é graduado em Ciências Biologicas pela Faculdade São Lucas, mestre em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia e doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas.

Atualmente, trabalha com biologia molecular, mais especificamente com a produção de proteínas recombinantes e Imunologia aplicada como tecnologista no Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). Possui colaboração com diferentes institutos de pesquisa dentro e fora do Estado/País, nas áreas de desenvolvimentos de OGM e de testes para diagnóstico rápido de doenças infecciosas.

Realiza estudos com foco no desenvolvimento de novos veículos vacinais e diagnóstico para malária, e desenvolvimento de anticorpos IgY para tratamento e controle de doenças. Mariuba é colaborador em projetos que buscam desenvolver ferramentas moleculares e metodologia para estudo em nanocristais de celulose, piscicultura, hepatite, entomologia, microbiologia, dentre outros.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes