Cenário atual da educação na Fiocruz foi abordado na 16ª. Raic da Fiocruz Amazônia

“Desafios e Perspectivas da Educação na Fiocruz” foi o tema da palestra proferida pela vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC/Fiocruz), Cristiani Vieira Machado, durante a realização da 16ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), ocorrida de 17 a 19 de junho.

Durante a palestra, Cristiani Machado falou do contexto da educação no país, abordando o cenário atual da educação na Fiocruz e sobre os desafios e perspectivas para este ano e para o ano que vem.

Na oportunidade, ela ressaltou a importância do diálogo com as unidades estaduais da Fiocruz, pois hoje a Fundação está em 10 Estado brasileiros, além do Rio de janeiro, e em Moçambique, na África.

Dentre os principais desafios da Fiocruz para os dois anos, ela listou o fortalecimento da internacionalização da educação, a redução das desigualdades na formação para o SUS e o sistema de CT&I, a qualidade e abrangência da formação da pós-graduação, a comunicação e divulgação científica, e a promoção da Ciência Aberta na instituição.

 

VISITA À FAPEAM

Outra agenda cumprida pela VPEIC/Fiocruz em Manaus foi a visita à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), para reunião da qual participaram a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, diretora administrativo-financeira, Márcia Irene Andrade,  o diretor e a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do ILMD/Fiocruz Amazônia, Sérgio Luz e Cláudia Velásquez, respectivamente.

Sobre esse encontro, Cristiani Machado disse que “nossa conversa é mais no sentido de estreitar parcerias entre a Fapeam e a Fiocruz Amazônia, para apoio aos estudantes, pesquisadores, definição de prioridades de pesquisa, que possam contribuir para o desenvolvimento da Amazônia e para expansão da educação e das pesquisas, que sejam relevantes para solução dos problemas da região”, comentou.

Márcia Perales, falou da importância do diálogo com as instituições para conhecer seu trabalho e projetos, no sentido de oferecer, dentro da linhas de trabalho da Fapeam, apoio para o desenvolvimento de suas pesquisas. “Há um conjunto de ações que estão em curso pela Fapeam. O Governo do Amazonas acredita na força da ciência e na sua importância no desenvolvimento socioeconômico da região”, disse ao ressaltar os investimentos feitos e editais recém-lançados.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Fotos: Marlúcia Seixas e Erico Xavier (Fapeam)