Fiocruz Amazônia encerra 16ª RAIC com premiação de projetos

Encerrou nesta quarta-feira, 19/6, a 16ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic), do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). A cerimônia foi marcada pela tradicional premiação, que anualmente destaca projetos, desenvolvidos por estudantes que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIC) da Fiocruz Amazônia, em suas respectivas áreas.

Segundo explica o diretor do ILMD/Fiocruz Amazônia, Sérgio Luiz Bessa Luz, o programa representa a base da vida acadêmica de diversos estudantes de graduação. “Esse é um dos programas de grande importância para qualquer Instituição de ensino e pesquisa. É o inicio da cadeia de formação, onde o aluno começa a desenvolver contato com o fazer científico, com o desenvolvimento de projetos e de sua vida profissional. É fundamental a gente fazer parte desta cadeia, formando desde o início esses alunos de iniciação científica, para que possamos consolidar a formação de recursos humanos”, explicou.

O evento iniciou na segunda-feira, 17/6, com a palestra “Importância da Iniciação Científica na vida acadêmica: Cientista ou pesquisador?”, ministrada pela Dra. Maria das Graças Vale Barbosa, pesquisadora da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), e professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A programação contou ainda com a palestra “Desafios e perspectivas de educação na Fiocruz”, a ser ministrada pela Dra. Cristiani Vieira Machado, Vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A coordenadora do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia), Priscila Aquino, avaliou de forma positiva a 16ª edição da Raic. “O balanço geral que fazemos da Raic é muito positivo. Durante esses três dias foram apresentados diferentes trabalhos, nas mais diversas áreas. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre os trabalhos dos outros colegas, e isso é importante para divulgarmos de maneira mais ampla, os resultados dos trabalhos que estamos fazendo aqui no Instituto”, destacou.

Foram apresentados nos três dias de Raic, 27 projetos, de graduandos de diferentes Instituições de Ensino de Manaus, divididos nas seguintes sessões temáticas: Microbiologia, Biotecnologia e Bioprospecção, Parasitologia, Entomologia, Saúde Coletiva e Epidemiologia.

PREMIAÇÃO

Seis projetos destacaram-se na 16ª Raic, sendo um em cada categoria e um como Projeto Inovador. O destaque como Projeto Inovador é destinado ao projeto de pesquisa que leva ao desenvolvimento de tecnologia e/ou produto, portanto, concorrem somente os projetos que ofereçam essa possibilidade.

Heliana Belchior, vencedora na categoria Entomologia, avaliou positivamente a conquista. “Estou muito feliz, pois esse prêmio é o reflexo de todo o trabalho e dos ensinamentos passados pelos meus orientadores, assim como de toda a equipe do laboratório”, destacou a estudante que conquistou sua 4ª premiação consecutiva na Raic.

Vencedor da categoria “produto inovador”, com o Projeto “Controle de Aedes SPP. Com Estações Disseminadoras de Larvicida no bairro da Glória, Manaus –Am”, Luiz Perfeto, conta que a premiação representa um combustível na continuidade das atividades. “Desde que iniciei neste projeto, já conseguia ver um grande potencial nele, essa premiação me dá mais ânimo para continuar. O foco agora é entrar em um mestrado, e dar mais gás para esse produto que é inovador”, pontuou.

Confira os destaques:

Categoria Epidemiologia e Saúde Coletiva: Nailu Flor Chenini de Carvalho Reis, orientada por Maria Jacirema Ferreira Gonçalves;

Categoria Biotecnologia e Bioprospecção: Daniela Marinho da Silva, orientada por Ormezinda Celeste Cristo Fernandes;

Categoria Entomologia: Heliana Christy Matos Belchior, orientada por Claudia Maria Ríos Velasquez;

Categoria Microbiologia: Vitória Graziela Lopes Dutra, orientada por Luciete Almeida Silva;

Categoria Parasitologia: Thaís Pinto Nascimento, orientada por Alessandra Ferreira Dales Nava;

Projeto Inovador: Luiz Antônio Perfeto Oliveira Silva, orientado por Sérgio Luis Bessa Luz.

SOBRE A RAIC

A Raic é um evento que acontece anualmente em todas as unidades da Fiocruz. Durante a Raic, os bolsistas do PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia apresentam os resultados dos projetos desenvolvidos no período de vigência do Programa, por meio da exposição e discussão de seus trabalhos, para avaliação dos projetos e intercâmbio de experiências entre estudantes, pesquisadores e demais profissionais. Essa experiência reforça a importância da iniciação científica na construção do conhecimento e incentiva os jovens pesquisadores a prosseguirem nas carreiras acadêmicas.

Da 16ª Raic participaram estudantes das seguintes universidades: Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Faculdade  Estácio de Sá, Universidade Nilton Lins, Universidade Paulista (Unip), e Centro Universitário do Norte (UniNorte).

SOBRE O PIC

O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação tecnológica nos Determinantes Socioculturais, Ambientais e Biológicos do Processo Saúde-Doença-Cuidado para a melhoria das condições sociossanitárias na Amazônia;  estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais; e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados ou alvo da pesquisa.

O PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia é desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec/Fiocruz).

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes

Fotos: Eduardo Gomes