Trabalhadores das unidades da Fiocruz do Amazonas e de Rondônia participam em Manaus do I Fórum Regional de Gestão de Pessoas      

Com o objetivo de discutir com os trabalhadores das unidades regionais da Fiocruz Amazonas e de Rondônia questões como aposentadoria, insalubridade, ponto eletrônico, e projeto mobilidade dentre outras questões, iniciou nesta segunda-feira, 24/6, a primeira edição do Fórum Regional de Gestão de Pessoas da Fiocruz.

O evento é uma iniciativa da direção do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), em parceria com a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe/Fiocruz), e com a direção da Fiocruz Rondônia.

“Quando vi a pauta desse evento acontecendo no Rio de Janeiro, fiquei com inveja e quis trazê-lo para a unidade do Amazonas, pois são assuntos do dia a dia e sobre os quais temos dúvidas, que precisam ser esclarecidas. Então, para um melhor aproveitamento dessas informações e otimização de pessoal e recursos, conversamos com a unidade de Rondônia, que conosco faz parte da Amazônia, da mesma Região, para que trouxéssemos o Fórum para Manaus”, comentou Sérgio Luz, diretor do ILMD/Fiocruz Amazônia.

Para a coordenadora-Geral de Gestão de Pessoas da Fiocruz (Cogepe/Fiocruz), Andrea da Luz Carvalho, a primeira edição do Fórum marca um processo inédito na área de gestão de pessoas na Fiocruz. “O Fórum tem como principal objetivo criar integração entre os níveis central e regionais, para entender as questões das unidades, esclarecer os servidores e demais trabalhadores sobre seus direitos, sobre as políticas da área de gestão de pessoas da Fiocruz e promover uma maior sinergia institucional”.

Jansen Fernandes de Medeiros, coordenador da Fiocruz Rondônia, ressaltou o trabalho das unidades regionais da Fiocruz na Amazônia que têm procurado otimizar suas atividades e acrescentou que o Fórum “é o primeiro passo, um caminho para que as duas unidades possam estender outras agendas comuns”.

Em seu primeiro dia, o Fórum abordou os seguintes temas: Gestão de Pessoas na Fiocruz: ações atuais e perspectivas; Aspectos sobre Administração de Pessoas; e Programa Fiocruz Saudável e Ações de Saúde do Trabalhador.

Amanhã, 25/6, a programação vai tratar dos “Aspectos do Desenvolvimento de Pessoas”, “Ações da Escola Corporativa Fiocruz”, e “Aposentadoria do Servidor Público”. O evento no dia 26/6 envolverá reuniões com gestores do ILMD/Fiocruz Amazônia e de Rondônia e com os novos servidores.

 ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas

Fotos: Marlúcia Seixas