Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia abordará complexo de espécies em artrópodes vetores
O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 8/7, às 10h (horário/Manaus), a palestra: “Complexo de espécies em artrópodes vetores: além da taxonomia”, a ser ministrada pelo biólogo, Lucas Christian de Sousa-Paula.
Segundo explica o pesquisador, complexos de espécies são agrupamentos informais de espécies morfologicamente similares, quando não idênticas (espécies crípticas), e que podem ser distinguidas a partir de técnicas moleculares ou outras. “A existência de complexos de espécies é um fenômeno relativamente comum entre artrópodes vetores de doenças. Um caso clássico é Lutzomyia longipalpis sensu lato, o flebotomíneo incriminado como o principal vetor de Leishmania infantum nas Américas. Nesse centro de estudos serão discutidos estudos recentes com o complexo L. longipalpis e, também, outros grupos de artrópodes”, destacou.
A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/87339339537?pwd=akJ0Mm8vTmtqS3JqQk5UbzhmcUV0Zz09
(ID: 873 3933 9537) e (Senha de acesso: 208192)
SOBRE O PALESTRANTE
Lucas é biólogo graduado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Ciências (área de concentração: eco-biologia de patógenos, vetores e hospedeiros) pelo programa de Biociências e Biotecnologia em Saúde do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) (2022).
Atualmente é Postdoctoral Visiting Fellow no Rocky Mountain Laboratories, National Institutes of Health (NIH/NIAID), Hamilton, EUA. Em 2021, ganhou o prêmio Jovem Pesquisador Tropicalista (2º lugar) da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Possui experiência com artrópodes vetores de patógenos causadores de doenças e bioinformática aplicada à análise de dados moleculares, com ênfase nos seguintes tópicos: complexo de espécies de artrópodes vetores; eco-epidemiologia da leishmaniose visceral; análise de dados moleculares; genética de populações e sequenciamento de nova geração.
CENTRO DE ESTUDOS
O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.
Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.