Escritório de Projetos da Fiocruz Amazônia recebe devolutiva de projeto que visa fortalecer estratégia de atuação em rede no País

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebeu nesta quarta-feira, 6/07, a visita da equipe responsável pela execução do Projeto Estudo de Avaliabilidade da Rede de Escritórios de Projetos da Fiocruz, coordenado pela docente e pesquisadora titular da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), Marly Cruz. Segundo ela, o objetivo da visita é o de fazer uma devolutiva da pesquisa, realizada ao longo dos últimos dois anos, junto a 13 escritórios de projetos, pertencentes às unidades técnico-científicas da Fiocruz no Brasil. A equipe multiprofissional do projeto traz também contribuições para o fortalecimento da ideia de integração visando uma atuação em rede dos escritórios de projetos da Fiocruz no País. O grupo foi recebido pela diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Adele Schwartz Benzaken, e pela vice-diretora de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Analice Carvalho, chefe do Escritório de Projetos do ILMD.

De acordo com a diretora Adele Benzaken, o Escritório de Projetos tem uma função importante na estrutura da Fiocruz Amazônia tanto no apoio aos pesquisadores quanto na proposição de projetos e captação de recursos. “Desde o início da atual gestão, conseguimos fazer com que o Escritório de Projetos assumisse também o protagonismo na proposição de projetos e temos obtido excelentes resultados”, avaliou Benzaken. Marly Cruz explica que a devolutiva visa contribuir para o aprimoramento da gestão dos escritórios a partir das realidades observadas durante o estudo. “O Escritório de Projetos é a instância que cuida da gestão dos projetos de cada uma das unidades técnico-científicas da Fiocruz. Toda parte de iniciação, apoio aos pesquisadores na execução e prestação de contas, enfim um conjunto de ações bastante complexas”, destaca.

Dentro das unidades da Fiocruz, os Escritórios de Projetos têm a função de facilitar o processo de tramitação dos projetos junto à Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec). “É uma instância meio importante porque cada projeto captado, seja de relevância local ou nacional, precisa ter uma boa gestão. Não adianta querer ter boas ideias para resolver os problemas de saúde da nossa sociedade, se a gente não tem boa capacidade de gestão, tanto administrativa quanto de recursos e de pessoas. O escritório vai justamente ter esse papel de apoio a gestão”, acrescenta Marly Cruz.

A chefe do Escritório de Projetos da Fiocruz Amazônia, Analice Carvalho, explica a importância da devolutiva. “Para nós, enquanto participantes da rede, foi importante porque fizeram um estudo detalhado do Escritório de Projetos do ILMD, com caracterização, definição e desenho da nossa rede sociotécnica e a descrição do nosso modelo lógico, fundamental para que saibamos como funcionamos enquanto escritório e como nos situamos na rede”, afirma.

Analice ressalta que a criação da Rede de Escritórios de Projetos é uma iniciativa do Escritório de Projetos da Presidência da Fiocruz para articular e potencializar os conhecimentos, saberes e ações dos habitantes da rede, que são os escritórios de projetos. “É uma iniciativa que tem ajudado muito na estruturação dos escritórios de projeto como um todo, bem como no compartilhamento de informações, desenvolvimento de capacitações e resoluções de problemas”, salientou.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa

Fotos: Ingrid Anne