Fiocruz/ Obsma e Seduc promovem evento de abertura do calendário da Semana do Meio Ambiente
A coordenação Regional Norte da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), através do Laboratório Território, Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (TASS) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), e a Coordenação Estadual de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas (Seduc-AM), promoveram atividades inclusivas e de sensibilização ambiental para marcar a abertura do calendário de atividades da Semana do Meio Ambiente, em alusão ao Dia Nacional da Educação Ambiental (3/6) e Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6). As atividades ocorreram nos últimos dias 2 e 3/6 voltadas para alunos e professores da rede estadual de ensino.
O evento de abertura aconteceu na Escola Bilíngue Augusto Carneiro, primeira escola de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Amazonas, que oferece atendimento a alunos com deficiência auditiva e surdos. A atividade faz parte do ciclo de ações de divulgação da 11ª Obsma, nas escolas da rede estadual durante o mês de junho. Outras escolas receberam a visita da coordenação das olimpíadas, sendo elas inseridas no Projeto Prioritário Fazenda Escola, reunindo alunos das escolas estaduais Letício de Campos Dantas, Osmar Pedroso e Dom Milton Correia, em Iranduba (dia 3/6, das 8h às 11h). Nesta segunda-feira (6/6), a ação foi na Escola Estadual Padre Luís Ruas (6/6, das 13h às 16h). No próximo dia 10/6, será na Escola Sesi Dra Emina Barbosa Mustafa (à noite).
Pesquisadora do ILMD/Fiocruz Amazônia e coordenadora Regional da OBSMA, Rita Bacuri, destacou a relevância do trabalho de popularização científica realizado através dessa atividade. “Estamos aqui também para falar sobre o compromisso da Fiocruz com a igualdade, com a inclusão, com a popularização da ciência. Hoje é um dia especial pois estamos celebrando a abertura da semana do meio ambiente. Trazer nossas atividades para essa escola, vai além de simplesmente reafirmar um compromisso público, é também trazer para a prática nossas atividades, inserindo esses alunos nas ações da olimpíada, além de mostrar para a escola e os professores, que existem alternativas. Existem professores que estão comprometidos aqui, há muito tempo com a causa da inclusão desse seguimento social, na educação. Queremos trazer a discussão da saúde e do meio ambiente para esse público, como uma ação prática de popularização da ciência para todos os públicos, sem distinção”, explica.
No ano em que se comemora o cinquentenário da Conferência de Estocolmo, a programação adota uma postura ainda mais inclusiva, reforçando o compromisso da Fiocruz e da Seduc com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS representam um plano de ação global, para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030, baseando-se nos compromissos para as crianças e os adolescentes nas áreas de pobreza, nutrição, saúde, educação, água e saneamento e igualdade de gênero.
Para o biólogo Marcus Pereira, da Coordenação de Educação Ambiental da Seduc, a ação visa principalmente a inclusão desses alunos, no processo de educacional sobre meio ambiente, ofertando aos estudantes, atividades que ultrapassem os discursos teóricos. “Nosso primeiro intuito, quando pensamos nessa parceria, foi de que houvesse nesse processo de educação ambiental, a inclusão. É muito fácil falarmos que estamos levando educação ambiental para todos, quando o aluno é ouvinte, quando ele enxerga, mas e quando a gente fala da inclusão para surdo e cegos? Pensamos nesta atividade, enfatizando que a educação ambiental é para todos”, esclarece.
Na oportunidade, os alunos juntamente com os professores, receberam instruções sobre a OBSMA através da atividades de panfletagem, participaram de sessão de fotos com o mascote Oswaldinho, da Fiocruz/OBSMA, assistiram a apresentação do prêmio “Menina Hoje, Cientista Amanhã”, com a exibição do vídeo “Maria Deane, Uma Cientista Amazônida”, além de roda-de-conversa sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e, puderam aprender sobre os ODS, por meio do jogo “Tapetão dos ODS”, adaptado para a realidade dos estudantes.
Gestora da escola há 37 anos, Haydée dos Santos Carneiro, destacou a relevância de inclusão proposta pela coordenação da Olímpiada. “Essa inserção é muito importante para todos nós. Há tempos, pessoas com algum tipo de deficiência eram deixadas de lado em determinadas atividade. Por conta da inclusão os caminhos se abriram. Essa é uma oportunidade de termos nossos alunos inseridos no universo acadêmico. Eles normalmente saem daqui direto para o ensino médio encaminhados, para posteriormente adentrar uma universidade e para o mercado de trabalho”, pontua.
PRÊMIO MENINA HOJE, CIENTISTA AMANHÃ
Comprometida com a promoção da igualdade de gênero na ciência, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está em consonância com as diretrizes da ONU, particularmente da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Durante o evento, a coordenação da OBSMA – Regional Norte – promoveu a divulgação do “Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã”, afirmando o compromisso da Instituição com o incentivo de carreiras científicas para meninas e jovens mulheres nas áreas de ciência e tecnologia. Queremos mais mulheres cientistas!
Grandes cientistas da história e suas trajetórias profissionais serão homenageadas em cada uma das edições do Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã. Nessa edição, a escolhida é Maria Deane, protozoologista que registrou significativas descobertas sobre leishmaniose visceral, malária e doença de Chagas, durante sua carreira científica, iniciada em 1936, no Pará, sua terra natal. O ILMD / Fiocruz Amazônia leva seu nome e de seu companheiro Leônidas.
Para concorrer ao prêmio, basta se inscrever na Olimpíada e escolher a opção de participar do prêmio no formulário de inscrições. O trabalho pode atender a qualquer uma das modalidades.
SOBRE A OBSMA
Promovida pela Fiocruz, a Obsma é um projeto voltado aos alunos de escolas públicas e privadas de todo Brasil. Nosso objetivo é fortalecer nos estudantes o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar e estimular a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no país.