19ª RAIC da Fiocruz Amazônia encerra com premiação de projetos

Encerrou nesta quinta-feira, 2/6, a 19ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic), do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). O encerramento da programação foi marcado pela tradicional premiação, que anualmente destaca projetos, desenvolvidos por estudantes que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIC) da Fiocruz Amazônia, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo explica a Vice-Diretora de Pesquisa e Inovação e, Diretora Substituta do ILMD/Fiocruz Amazônia, Stefanie Costa Pinto Lopes, o programa representa a base da vida acadêmica de diversos estudantes de graduação. “O Programa de Iniciação Científica tem extrema importância para todas as instituições, pois é a porta de entrada dos estudantes na ciência. A maioria dos nossos alunos que caminham para o rumo da ciência, através da pós-graduação, são egressos desses programas de iniciação científica, então nós entendemos como estratégico e importante esse programa Institucional”, explica.

A Raic possui o objetivo de reforçar a importância da iniciação científica na construção do conhecimento e incentiva os jovens pesquisadores a prosseguirem nas carreiras acadêmicas. Durante a programação, os estudantes apresentam resultados dos projetos desenvolvidos no período de vigência do PIC, por meio da exposição e discussão de seus trabalhos, para avaliação dos projetos e intercâmbio de experiências entre estudantes, pesquisadores e demais profissionais.

Stefanie Lopes, elogiou a qualidade dos trabalhos e destacou o empenho dos alunos e respectivos orientadores na construção dos resultados apresentados. “Nós vimos a qualidade dos projetos desenvolvidos, é incontestável. Os membros da banca, muitos avaliadores externos da Fiocruz, ficaram encantados com o nível dos projetos desenvolvidos pelos alunos, o que é muito gratificante, pois nos permite visualizar que nossos pesquisadores e esses alunos em início de carreira, tem feito esse esforço coletivo para o desenvolvimento de uma boa ciência”, pontuou.

O evento iniciou na segunda-feira, 30/5, com a palestra “Preparar novas gerações para a disrupção e transformação tecnológica acelerada”, que será ministrada por Maria Olívia Simão, professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Durante os quatro dias de evento, estudantes de graduação de diferentes Instituições de Ensino de Manaus, apresentam durante a programação, 43 trabalhos, nas seguintes sessões: Microbiologia, Saúde coletiva COVID-19, Saúde Coletiva, Entomologia, Parasitologia e Imunologia.

A coordenadora do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia), Priscila Aquino, avaliou de forma positiva a 19ª edição da Raic. “O saldo da 19ª Raic do ILMD/ Fiocruz Amazônia foi muito positivo. Durante esses quatro dias de evento tivemos a oportunidade de observar resultados muito interessantes de diferentes áreas, com contribuições significativas por parte das bancas avaliadoras. Pensando que esses alunos, desta edição, tiveram boa parte do tempo desenvolvendo seus trabalhos de maneira remota, enfrentando as dificuldades que o cenário remoto também possui, foi muito satisfatório ver os resultados de maneira concreta”, destacou.

PREMIAÇÃO

Seis projetos destacaram-se durante a 19ª Raic, sendo um em cada categoria. A premiação destaca anualmente projetos desenvolvidos por estudantes que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIC) da Fiocruz Amazônia. Os bolsistas são avaliados por relatórios submetidos a uma banca de especialistas de diversas instituições do Estado e nacionais, de acordo com a temática.

Carla Julia Pessoa Matos, estudante da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), vencedora da categoria “Saúde Coletiva”, destacou a relevância de fazer parte do Programa de (IC) do ILMD/ Fiocruz Amazônia. “Fazer iniciação científica na Fiocruz é algo que nem nos meus melhores sonhos eu poderia imaginar, pois eu sou do interior do Estado, do município de Manacapuru, todo dia faço uma viagem de ida e volta para estudar, enfrentando mais de uma hora e meia de viagem. Venho de uma realidade pobre, venho da periferia do interior do Estado, faço graduação em uma universidade pública. Me sinto muito privilegiada de viver um pouco dessa experiência e, falar que fiz parte do programa de iniciação científica do ILMD Fiocruz Amazônia”, disse.

Confira os destaques:

ENTOMOLOGIA

Bolsista FAPEAM: Melyssa Oliveira Gomes

Orientador: Felipe Arley Costa Pessoa

Título do trabalho: Diversidade e abundância dos mosquitos-picadores-de-sapo, Corethrella Coquillett, 1902, em um ambiente urbano amazônico.

BIOTECNOLOGIA E BIOPROSPECÇÃO

Bolsista CNPq: Mesaqueuri Mota Nonato

Orientador: Priscila Ferreira de Aquino.

Título do trabalho: Efeito das espécies Aspergillus na eclosão de larvas do vetor Aedes Aegypti (Diptera: Culicidae).

SAÚDE COLETIVA – COVID-19

bolsista FAPEAM: Jesse Moraes de Oliveira

Orientador: Júlio César Schweickardt.

Título do trabalho: Atenção Primária à Saúde no enfretamento da pandemia de Covid-19 na Amazônia: Revisão de Literatura Sistemática Qualitativa.

SAÚDE COLETIVA

bolsista FAPEAM: Carla Julia Pessoa Matos

Orientadora: Luciete Almeida Silva.

Título do trabalho: Epidemiologia das doenças de transmissão hídrica no estado do Amazonas no período de 2010 a 2020.

MICROBIOLOGIA

bolsista Fapeam: Louise Ramos Nobre

Orientadora: Priscila Ferreira de Aquino.

Título do trabalho:  Análise da prevalência e genótipos do Papilomavírus humano (HPV) em mulheres com neoplasias intraepiteliais cervicais de alto grau e com o vírus da imunodeficiência humana (HIV).

PARASITOLOGIA E IMUNOLOGIA

bolsista CNPq – Ana Renate Nogueira Mariano Niewiorowski

Orientador: Yury Oliveira Chaves

Título do trabalho: Impacto da disfunção mineral óssea na exaustão celular de Linfócitos T em pessoas vivendo com HIV/AIDS sob tratamento antirretroviral.

SOBRE O PIC

O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação tecnológica nos Determinantes Socioculturais, Ambientais e Biológicos do Processo Saúde-Doença-Cuidado para a melhoria das condições sociossanitárias na Amazônia;  estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais; e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados ou alvo da pesquisa.

O programa é realizado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).