19ª RAIC: Estudantes apresentam projetos nas áreas de parasitologia, imunologia, entomologia, biotecnologia e bioprospecção

A programação da 19ª edição da Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIC) encerra nesta quinta-feira, 2/5. Estudantes de graduação de diferentes Instituições de Ensino de Manaus, apresentam durante a programação, 43 trabalhos, nas seguintes sessões: Microbiologia, Saúde coletiva COVID-19, Saúde Coletiva, Entomologia, Parasitologia e Imunologia.

BIOTECNOLOGIA E BIOPROSPECÇÃO

Na tarde da terça-feira, 31/5, a banca examinadora, composta pelos pesquisadores Gilvan Pessoa Furtado, da Fiocruz Ceará; Enide Luciana Belmont Montefusco, da Faculdade Estácio do Amazonas, e Luiz André Moraes Mariúba, do ILMD/Fiocruz Amazônia, avaliaram os trabalhos da sessão “Biotecnologia e Bioprospecção”. Ao todo, seis trabalho compuseram a sessão nas seguintes temáticas: Análise do perfil proteico de pacientes acometidos por diferentes linhagens de SARS-CoV-2; Avaliação virtual e in vivo de compostos proteína-quinase NIMA/NEK alvo candidatos ao bloqueio de transmissão em Plasmodium vivax; Modificação de quercetina por Guignardia sp. e obtenção de compostos bioativos para aplicação biotecnológica; Avaliação da atividade entomopatogênica dos fungos Trichoderma spp. da coleção da Fiocruz Amazônia em mosquitos Anopheles Aquasalis; Efeito das espécies Aspergillus na eclosão de larvas do vetor Aedes Aegypti (Diptera: Culicidae); Fatores de virulência e enzimas hidrolíticas de Candida spp. de origem clínica e ambiental.

Sob orientação da pesquisadora Priscila Ferreira de Aquino, Carolina Moresi Vieira apresentou o projeto “Análise do perfil proteico de pacientes acometidos por diferentes linhagens de SARS-CoV-2”. O estudo teve o objetivo de avaliar o perfil proteico de pacientes infectados por diferentes linhagens de SARS-CoV-2.

Os resultados do projeto apontam para informações podem contribuir para a identificação de possíveis alvos terapêuticos e novos marcadores para a gravidade da doença. Para as próximas etapas, pretende-se continuar explorando o perfil proteico dos grupos avaliados com a finalidade de que estes possam contribuir com mais informações a nível molecular de como o vírus SARS-CoV-2 e suas variantes atuam no organismo do hospedeiro.

ENTOMOLOGIA

Dentre todas as sessões, a de entomologia foi a que teve o maior número de trabalhos avaliados, totalizando 12 projetos apresentados. Divididos entre dois turnos – manhã e tarde – a banca examinadora foi composta pelos pesquisadores, Maisa da Silva Araújo, da Fiocruz Rondônia; Barbara Aparecida Chaves, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Durante a manhã de ontem, 1/6, foram apresentados os seguintes projetos: Avaliação do efeito do diflubenzuron para o controle de Aedes aegypti com Estações Disseminadoras; Avaliação de diferentes indicadores entomológicos de Aedes spp. em aglomerados subnormais, no município de Manaus – AM; Avaliação de diferentes indicadores entomológicos no controle de Aedes spp. em pontos estratégicos com Estações Disseminadoras de Larvicida, no município de Manaus – AM; Avaliação de diferentes tipos de rações no desenvolvimento larval de Anopheles aquasalis sob condições laboratoriais: Revisão Bibliográfica; Estratificação vertical de flebótomos (Diptera, Psychodidae, Phebotominae) e maruins (Diptera, Ceratopogonidae) em área de floresta de terra-firme, Manaus, Amazonas; Avaliação de diferentes indicadores entomológicos no controle de Aedes spp. em pontos estratégicos com Estações Disseminadoras de Larvicida, no município de Manaus – AM.

A tarde os trabalhos apresentaram os seguintes temas: Diversidade de mosquitos vetores em microhabitats artificiais, em uma agrovila na Amazônia brasileira; Avaliação do efeito da dispersão de pyriproxyfen por Aedes spp. no bairro Compensa, Manaus-AM, a partir de áreas concomitantes com estações disseminadoras de larvicida; Diversidade e abundância dos mosquitos-picadores-de-sapo, Corethrella Coquillett, 1902, em um ambiente urbano amazônico, Fauna de Culicoides Latreille (Diptera: Ceratopogonidae) na Amazônia Central Brasileira: Identificação morfológica e genética de espécies do grupo guttatus; Efeitos dos cenários climáticos futuros sobre e infecciosidade de Anopheles aquasalis (DIPTERA: CULICIDAE) à Plasmodium vivax; Efeito da temperatura na infecção de Anopheles aquasalis (Diptera: Culicidae) por Plasmodium vivax: fecundidade do vetor e desenvolvimento do parasito.

O graduando Felipe Nery Saldanha Braga, sob orientação do pesquisador, Sérgio Luiz Bessa Luz, apresentou os resultados do projeto “Avaliação de diferentes indicadores entomológicos no controle de Aedes spp. em pontos estratégicos com Estações Disseminadoras de Larvicida, no município de Manaus – AM”. O estudo avaliou novos métodos para controle desse vetor, onde um deles utiliza a própria fêmea na dispersão de um larvicida que inibe o crescimento larval, o pyriproxyfen, na cidade de Manaus.

Os resultados mostraram que para a espécie Aedes aegypti houve uma redução no número de fêmeas adultas nas áreas onde foi utilizado o pyriproxyfen, já para Aedes albopictus e Culex spp houve um pequeno aumento no número de fêmeas. Mais estudos devem ser realizados para que possa se comprovar a eficácia desta metodologia no controle vetorial de mosquitos.

PARASITOLOGIA E IMUNOLOGIA

Nesta sexta-feira, 2/6, foram apresentados os trabalhos da sessão “Parasitologia e Imunologia”. A última sessão da 19ª RAIC teve na banca avaliadora os pesquisadores, George Allan Villarouco da Silva, do Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas; Gisely Cardoso de Melo, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, e Dayane Costa de Souza Lima, do (ILMD/Fiocruz Amazônia).

Avaliação da resposta imune celular e humoral de subpopulações de Linfócitos B em pacientes vivendo com HIV/AIDS Internados; Impacto da disfunção mineral óssea na exaustão celular de Linfócitos T em pessoas vivendo com HIV/AIDS sob tratamento antirretroviral; Avaliação da presença de Serratia sp. na microbiota de populações de Nyssomyia umbratilis, susceptíveis e não susceptíveis à infecção por Leishmania na região Amazônica; Aplicação de citometria para determinação do perfil pró-coagulante de plaquetas como fator preditivo de morte em pacientes com HIV; Detecção molecular de Mansonella sp em simulídeos (Diptera: Simuliidae) coletados em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, Brasil

Sob orientação de Túllio Romão Ribeiro da Silva, Karen Larissa de Oliveira Alcantara apresentou os resultados obtidos através do projeto “Detecção molecular de Mansonella sp em simulídeos (Diptera: Simuliidae) coletados em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, Brasil”. O estudo buscou incriminar espécies de simulídeos que atuam como vetores de Mansonella spp no município de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas.

O município de São Gabriel da Cachoeira está localizado às margens do rio Negro e, apresenta um ambiente que favorece a proliferação de insetos hematófagos como os Simulídeos. Nesta área, já foi registrado que simulídeos podem picar mais de 6000 vezes ao dia, um comportamento antropofílico bastante agressivo.

A programação terá encerramento na tarde de hoje, 2/6, com a premiação dos projetos destaques desta edição.

SOBRE O PIC

O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação tecnológica nos Determinantes Socioculturais, Ambientais e Biológicos do Processo Saúde-Doença-Cuidado para a melhoria das condições sociossanitárias na Amazônia;  estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais; e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados ou alvo da pesquisa.

O programa é realizado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

ILMD/Fiocruz Amazônia
Imagem: Mackesy Nascimento