19ª RAIC: Graduandos apresentam projetos nas áreas de Microbiologia, Saúde Coletiva e COVID-19

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realiza até amanhã, 2/6, a 19ª edição da Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIC), com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Estudantes de graduação de diferentes Instituições de Ensino de Manaus, apresentam durante a programação, 43 trabalhos, nas seguintes sessões: Microbiologia, Saúde coletiva COVID-19, Saúde Coletiva, Entomologia, Parasitologia e Imunologia.

MICROBIOLOGIA

Na manhã da segunda feira-feira, 30/5, foram apresentados para a banca examinadora os seguintes trabalhos: Atividade Antimicrobiana de Membranas Poliméricas funcionalizadas com Tungstato frente às bactérias de importância clínica: Uma Revisão; Diversidade genética do HIV-1 em indivíduos sob terapias antirretrovirais com inibidores de integrasse em Manaus – AM; Morbidade hospitalar do SUS por infecções fúngicas no Amazonas; Avaliação da prevalência de HPV a partir de testes de biologia molecular para detecção do Papiloma Vírus em mulheres vivendo com HIV no âmbito do SUS; Análise da prevalência e genótipos do Papilomavírus humano (HPV) em mulheres com neoplasias intraepiteliais cervicais de alto grau e com o vírus da imunodeficiência humana (HIV). A banca examinadora foi composta pelos pesquisadores, Silvia Helena Marques da Silva, do Instituto Evandro Chagas (IEC); Paola Amaral de Campos, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e, Márcia da Costa Castilho, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Sob orientação do pesquisador Paulo Afonso Nogueira, do ILMD/ Fiocruz Amazônia, a graduanda Emilly Vitoria Vieira dos Santos, apresentou o estudo “Diversidade genética do HIV-1 em indivíduos sob terapias antirretrovirais com inibidores de integrasse em Manaus – AM”. O objetivo do projeto foi verificar a diversidade genética do HIV-1 e mutações de resistência a medicamentos em indivíduos sob terapia antirretroviral com inibidores de integrasse em Manaus-AM. Os estudos de diversidade molecular do HIV-1 contribuem para melhor compreensão da diversidade, epidemiologia da região e os subtipos, pouco descrito na literatura.

SAÚDE COLETIVA COVID-19

Durante a tarde, a banca composta pelos pesquisadores Sônia Maria Lemos, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e, Fernando Fonseca de Almeida e Val, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), avaliaram os projetos da sessão “Saúde coletiva COVID-19”. Um total de oito trabalhos compuseram a sessão que abordou as seguintes temáticas: Análise do enfrentamento da pandemia COVID 19 na região de saúde do Médio Rio Solimões, Amazonas; Evolução da pandemia por COVID-19 no mundo, no Brasil, no Amazonas e em Manaus; Categorias nosológicas da Covid-19 entre os Tikunas: produção de tecnologia cuidativo-educacional para vigilância epidemiológica em comunidade indígena de Manaus; O Controle Social e a Saúde Indígena: percepção dos conselheiros sobre a pandemia do COVID-19 nas aldeias do DSEI-MAO; Atenção Primária à Saúde no enfretamento da pandemia de Covid-19 na Amazônia: Revisão de Literatura Sistemática Qualitativa; Avaliação do desempenho dos serviços especializados de Parintins – Amazonas no enfrentamento a pandemia; Estratégias de enfrentamento da pandemia de municípios no Amazonas; Revisão sistemática de casos de mucormicose em pacientes com e sem COVID-19.

Orientada por Júlio César Schweickardt, a bolsista Ana Carolina Mota de Sousa, apresentou os resultados do projeto “Análise do enfrentamento da pandemia COVID 19 na região de saúde do Médio Rio Solimões, Amazonas”. O estudo buscou analisar as estratégias municipais de enfrentamento da pandemia Covid-19, nas comunidades ribeirinhas de Manicoré (AM), no intuito de entender os fluxos da população ribeirinha e sua relação com a transmissão da doença, além de analisar a incidência e as internações por COVID-19.

O município de Manicoré, faz parte da região de saúde do Rio Madeira, compreendendo aproximadamente 11 comunidades ribeirinhas. Segundo dados apresentados por Ana Carolina, o município tem uma unidade hospitalar, o Hospital Regional de Manicoré, que realiza serviços de média complexidade, internações e atendimentos de urgência/emergência e partos. A estudante também destacou que, devido às características geográficas e fluviais, os municípios da região do Rio Madeira possuem baixo referenciamento intermunicipal entre si e dificuldade de acesso aos serviços especializados de maior complexidade, localizados na capital Manaus.

A pesquisa subsidia estudos mais amplos sobre acesso da população ribeirinha aos serviços de urgência e emergência, coordenados pelo Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA/Fiocruz Amazônia), e visa contribuir para a qualidade dos serviços de saúde, respeitando as características da região Amazônica.

SAÚDE COLETIVA

Na manhã da terça-feira, 31/5, a 19ª RAIC apresentou os trabalhos da sessão “Saúde Coletiva”, que teve banca examinadora composta pelos pesquisadores: Elaine Ferreira do Nascimento, da Fiocruz Piauí, além de Amandia Braga e Jordana Herzog, do ILMD/Fiocruz Amazônia. Durante a programação, pesquisadores e estudantes puderam conhecer os resultados dos projetos: Aplicação da Escala de Risco Familiar de Coelho-Savassi na Saúde Bucal em crianças na Estratégia Saúde da Família em Manaus, Amazonas; Epidemiologia das doenças de transmissão hídrica no estado do amazonas no período de 2010 a 2020;  Infecção urinária como causa de internação em gestantes e puérperas da rede pública de Manaus: um estudo de custos hospitalares em 2017; Capacidade funcional e sarcopenia em idosos residentes em localidades rurais ribeirinhas na Amazônia; Epidemiologia da tuberculose no Município de Manaus, no período de 2010 a 2020; O Conteúdo curricular e a temática agrotóxico e saúde nos cursos de graduação na Amazônia Legal; Uso dos serviços especializados da Rede de Urgência e Emergência no município de Tefé, Amazonas.

Kaellen Almeida Scantbelruy, sob orientação do pesquisador Fernando José Herkrath, apresentou o projeto “Capacidade funcional e sarcopenia em idosos residentes em localidades rurais ribeirinhas na Amazônia”. O estudo buscou avaliar a capacidade funcional e a sarcopenia em idosos de populações rurais ribeirinhas do rio Negro, Manaus, Amazonas. Dados do estudo, revelam que foi encontrada uma proporção elevada de idosos com sarcopenia e capacidade funcional reduzida. Os resultados sugerem ainda, que ações e serviços ofertados para essa população devem ser organizados de forma a promover a saúde do idoso e, proporcionar melhor qualidade de vida, bem como prevenção da piora clínico-funcional dos indivíduos acometidos por limitações funcionais e pré-fragilidade.

As apresentações tiveram continuidade nesta quarta-feira, e serão encerradas nesta quinta, 2/6, com premiação dos projetos destaques em cada uma das sessões. A Raic acontece anualmente, em todas as unidades da Fiocruz, com o intuito de reforçar a importância da iniciação científica na construção do conhecimento e incentiva os jovens pesquisadores a prosseguirem nas carreiras acadêmicas.