Palestra do Centro de Estudos vai abordar território e políticas públicas de saúde na Amazônia

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 3/6, às 10h (horário/Manaus), a palestra: O território e as políticas públicas de saúde na Amazônia, a ser ministrada por Júlio César Schweickardt, chefe do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA), da Fiocruz Amazônia.

A palestra irá abordar os territórios e políticas públicas de saúde, considerando a necessidade de diálogo com as especificidades da região. “O território na Amazônia é diferenciado pelas características geográficas, culturais e históricas, especialmente marcado pelas águas. Desse modo, as políticas públicas de saúde precisam dialogar com estas características para que se responda ao princípio da equidade e do direito à saúde”, explica Schweickardt.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link:

https://us06web.zoom.us/j/87894224144?pwd=Rlh3VWM5RGxlMXNrS0QyUUJGSndKQT09

(ID: 878 9422 4144) e (Senha de acesso:  695795)

SOBRE O PALESTRANTE

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e, graduado em Teologia pela Escola Superior de Teologia, Júlio César Schweickardt é mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Ufam e, doutor em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Pesquisador do ILMD/Fiocruz Amazonas, chefe do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia – LAHPSA. Atua nas seguintes linhas de Pesquisa: História da saúde e das ciências, Antropologia da saúde, Políticas Públicas de Saúde, Gestão do Trabalho em Saúde, Modelagens Tecnoassistenciais da Atenção Básica em Saúde, Território e Redes Vidas de Saúde na Amazônia.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia
Imagem: Mackesy Nascimento