Divulgados resultados da análise de recursos das inscrições não homologadas e o resultado definitivo da 1ª etapa da Chamada Pública 004/2025 do Doutorado em Saúde Pública na Amazônia
O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) tornaram públicos os resultados da análise de recursos impetrados por candidatos que não tiveram as inscrições homologadas no Processo Seletivo da Chamada Pública 004/2025, do curso de Doutorado Acadêmico em Saúde Pública na Amazônia (DASPAM). A análise foi realizada pela Comissão de Recursos da CP nº 004/2025, composta por Júlio Cesar Schweickardt (ILMD/Fiocruz Amazônia), Tiótrefis Gomes Fernandes (Universidade Federal do Amazonas) e Sâmia Feitosa Miguez (Universidade do Estado do Amazonas).
A Comissão de Seleção analisou a solicitação do candidato Francisco Lourenço Duarte Arce Junior e decidiu pelo deferimento do recurso, por tratar-se de uma alteração de orientação, enquanto que as solicitações das candidatas Ana Galdina dos Reis Mendes, Graziela da Silva Moura e Kaellen Almeida Scantbelruy, foram indeferidas.
Confira AQUI o resultado da análise
O prazo para matrículas será de 18 a 22/08/2025. O início das atividades acadêmicas acontece em setembro deste ano. Para esta Chamada Pública estão sendo oferecidas até 26 vagas, para ingresso a partir de setembro de 2025. O curso terá sede em Manaus – AM. Poderão participar do processo de seleção candidatos portadores de diploma de graduação de duração plena, devidamente reconhecido pelo MEC e de diploma de Mestre em Saúde Coletiva ou áreas afins. O curso será ministrado em regime integral, com duração mínima de 24 meses e máxima de 48 meses, incluindo a realização da defesa de tese.
O processo seletivo para admissão ao Curso de Doutorado será composto de 3 (três) etapas: 1ª Etapa – Homologação das inscrições. (Etapa eliminatória em caso da falta ou invalidade de algum documento); 2ª Etapa – Provas de múltipla escolha e discursiva de Saúde Coletiva. (Etapa eliminatória em caso de ausência do candidato ou nota obtida inferior a 7,0 pontos na prova de múltipla escolha); 3ª Etapa – Avaliação do currículo Lattes documentado e Prova Oral. (Esta etapa também será eliminatória, podendo a eliminação ocorrer em caso de o candidato não alcançar a nota mínima na Prova Oral (7,0 pontos) ou em caso de não comparecimento na Prova Oral no dia e horário estipulados no processo seletivo).
SOBRE O DASPAM
O curso tem como objetivo capacitar pesquisadores para exercitar análises críticas, utilizando, de forma integrada, conceitos e recursos metodológicos da saúde coletiva, biologia parasitária, epidemiologia, ciências sociais aplicadas à saúde, e de outras áreas conexas; Desenvolver modelos analíticos de processos de saúde/doença/cuidados, tomando como referência o quadro epidemiológico, econômico, sócio antropológico, histórico, biológico e ambiental no cenário regional e suas interfaces com os contextos nacional e internacional de globalização da Amazônia; contribuir, teórica e tecnicamente, para a formulação, implementação e gestão de políticas setoriais, bem como atuar, neste campo, na docência e na pesquisa.
ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa
Imagem: Mackesy Nascimento