Palestra irá abordar consumo de bebidas e desfechos cardiometabólicos
O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 13/5, às 10h (horário/Manaus), a palestra: Consumo de bebidas e desfechos cardiometabólicos: resultados do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), a ser ministrada por Jordana Herzog Siqueira, pesquisadora vinculada ao Laboratório de Situação de Saúde e Gestão do Cuidado de Populações Indígenas e outros grupos vulneráveis (SAGESPI) da Fiocruz Amazônia.
A pesquisadora irá abordar dados sobre o consumo de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, segundo variáveis sociodemográficas, de hábitos de vida e localização geográfica. Além disso, também serão apresentados dados sobre a associação entre o consumo de refrigerante e suco de fruta não adoçado e desfechos cardiometabólicos (hiperuricemia e síndrome metabólica) na coorte ELSA-Brasil, após 4 anos de seguimento.
A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/85952670347?pwd=a3lEUkVUU0VPekttNExxb0ExVnBQQT09
(ID da Reunião: 859 5267 0347) e (Senha de acesso: 419838).
SOBRE O PALESTRANTE
Graduada em Nutrição, Mestre e Doutora em Saúde Coletiva, tendo com área de concentração: Epidemiologia, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), atuando na supervisão de um estudo de intervenção com escolares de Vitória/ES.
Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) atuando na supervisão da coleta de dados (exames clínicos e entrevista) do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), no Centro de Investigação do Espírito Santo, além de ter sido colaboradora do grupo de pesquisa em Nutrição e Saúde de Populações da UFES. Atualmente está vinculada ao laboratório (SAGESPI) da Fiocruz Amazônia.
CENTRO DE ESTUDOS
O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.
Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.