Centro de Estudos abordará complexidades da dinâmica de malária na Amazônia e estratégias de controle

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 8/4, às 10h (horário/Manaus), a palestra: “As complexidades da dinâmica de malária na Amazônia e estratégias de controle”, a ser ministrada por Daniel Antunes Maciel Villela, coordenador do Programa de Computação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (PROCC/FIOCRUZ).

O pesquisador apresentará trabalhos recentes que descrevem a epidemiologia da malária na Amazônia e algumas estratégias de controle.  As abordagens são por meio de modelos matemáticos e estatísticos que descrevem a dinâmica da doença e são calibrados por dados de notificação, portanto casos clínicos, registrados no sistema de vigilância SIVEP-malária.

Na ocasião, serão apresentados resultados quanto a heterogeneidade na distribuição de casos de malária, resultados sobre a frequência das recorrências de malária por Plasmodium vivax e avaliação do potencial impacto com a introdução de tratamento com tafenoquina. A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/87582774485?pwd=bGdNN29JbXNTeFVrZjVJd20rd25MUT09 (ID: 875 8277 4485) e (Senha: 075809).

SOBRE O PALESTRANTE

Daniel Villela é pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz e atualmente coordenador do Programa de Computação Científica (PROCC/FIOCRUZ) e coordenador adjunto do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Atualmente participa do Observatório Fiocruz COVID-19, como coordenador do eixo Cenários Epidemiológicos.

Obteve o título de mestre pela UFRJ e o título de Ph.D. por Columbia University. Tem experiência em modelagem matemática e análise de desempenho, com particular interesse em modelagem matemática e métodos quantitativos em Epidemiologia e Ecologia de vetores de importância para a saúde pública.

Dentre os temas de interresse, destacam-se: Modelagem matemática de doenças transmissíveis, com particular atenção para doenças transmitidas por vetores (malária, dengue, chikungunya, Zika, Covid-19); Modelagem de dinâmica de populações de vetores, com atenção para efeitos sazonais, climáticos e espaciais; Métodos aplicados para vigilância em Saúde.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia
Imagem: Mackesy Nascimento