Centro de Estudos vai abordar atual momento da pandemia de COVID-19

“Em que momento estamos na pandemia de COVID-19?” é o questionamento que norteará a apresentação, desta semana, do Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), a acontecer na sexta-feira, 3/9, às 10h (horário Manaus), em transmissão online pela Plataforma Zoom.

Link da transmissão:  https://zoom.us/j/98209864448 (ID: 982 0986 4448)

A palestra será proferida pelo pesquisador Paulo Nadanovsky, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). A palestra irá abordar o funcionamento do nosso sistema imune frente ao vírus SARS-CoV2 e as consequências prováveis para o andamento da pandemia de COVID-19.

Na oportunidade, serão apontados os fatores que devem tornar o SARS-CoV2 menos letal, e o tempo que deve levar para a pandemia acabar; e ainda, será abordado sobre o papel da vacina e como interpretar os valores de eficácia/efetividade que são divulgados pelos especialistas e pela mídia.

SOBRE O PALESTRANTE

Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ, e professor do Instituto de Medicina Social da UERJ. Doutor em Saúde Pública pela Universidade de Londres, possui Pós-Doutorado em Psicologia Evolucionista na McMaster University, Canadá, em colaboração com Martin Daly e Margo Wilson.

É graduado em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Saúde Pública e Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: revisão sistemática e meta-análise, medicina baseada em evidência, comunicação do risco, odontologia baseada em evidência, efetividade dos serviços de saúde.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento