Fiocruz Amazônia realiza ação para mapear circulação de variantes no Alto Solimões, no AM

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD /Fiocruz Amazônia) em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto – FVS-RCP/AM, Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), além da Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga, iniciou na última quarta-feira (11/8), a coleta de amostras de exames da Covid-19, feitos em brasileiros e estrangeiros, para identificar possíveis variantes da Covid-19, em circulação na tríplice fronteira entre Brasil, Perú e Colômbia.

As atividades foram anunciadas, durante coletiva de imprensa, realizada no Auditório da Escola Municipal José Carlos Mestrinho, em Tabatinga. Durante a coletiva, a Fiocruz Amazônia realizou a entrega simbólica de 25 kits de apoio aos profissionais da saúde, incluindo jalecos, máscaras e demais EPIs.

O objetivo dos pesquisadores é fazer o sequenciamento genético, para descobrir quais variantes do coronavírus estão circulando na região do Alto Solimões. A coleta está sendo realizada no porto da cidade.

Segundo a diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Adele Schwartz Benzaken, o objetivo é coletar informações nos próximos 10 dias, para subsidiar a pesquisa de variantes no Alto Solimões. “Existe um alerta de surto vindo do Peru, se for uma nova variante sabemos que pode entrar no Amazonas por este ponto de fronteira e por isso é importante este trabalho que está sendo realizado pela Fiocruz Amazônia”, disse a pesquisadora.

No local, são oferecidos testes rápidos de antígeno, exames de PCR e coleta de sorologia para diagnóstico de Covid-19. O material que der positivo, será enviado ao laboratório de virologia da Fiocruz Amazônia, onde será feito o sequenciamento.

Tabatinga foi escolhida pelos pesquisadores da Fiocruz, pelo grande fluxo de pessoas que atravessam as fronteiras com os países vizinhos. No mês de julho, o estado peruano de Loreto emitiu alerta de risco, com o aumento de novos casos da doença na região. Segundo o Governo do Peru, 87% das pessoas que testaram positivo para a doença, foram infectadas pela variante gama.

Para o prefeito interino de Tabatinga, Plínio Cruz, o trabalho é de grande relevância para proteger a população de um possível novo surto. “Estamos trabalhando na prevenção. A chegada da equipe da Fiocruz veio em um momento muito oportuno para saber se há variantes circulando no nosso município e quais são essas variantes. Só assim vamos proteger nossa população e traçar novas estratégias para combater essas infecções”, disse.

O atendimento será realizado em diversos horários: Quarta-feira (11) 14h às 17h, Quinta à Sábado (12 a 14) 7h às 12h e 14h às 16h, Segunda à Quinta (16 a 19) 7h às 12h e 14h às 16h, Sexta (20) 7h às 12h.

Serão coletados exames de todas as pessoas que desejarem ser testadas, sejam brasileiros, peruanos ou colombianos. Caso um brasileiro teste positivo, ele será encaminhado para UPA em Tabatinga e, o tratamento será feito pela FVS, sob orientação da Fiocruz Amazônia. Quem desejar participar, passará pela triagem, em seguida o teste rápido e coleta do PCR com swab (cotonete) e, na sequência, o teste sorológico para saber se a pessoa já foi infectada.

ILMD / Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: SECOM PMT / Teka Prado (ILMD/Fiocruz Amazônia)