Fiocruz Amazônia realiza solenidade de transmissão do cargo de Direção Institucional

Na próxima segunda-feira, 16/8, às 15h (horário / Manaus), ocorreráno Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) a Solenidade de transmissão do cargo de Direção Institucional, onde o pesquisador, Sérgio Luz, fará a Transmissão do Cargo para a pesquisadora, Adele Schwartz Benzaken, que exercerá a Direção no quadriênio 2021-2025.

Considerando os protocolos de biossegurança que restringe a participação de elevado número de pessoas, a solenidade será transmitida via web.

Clique AQUI para assistir

A eleição para o cargo ocorreu no dia 3/5, em formato online, com candidatura única, onde no colégio eleitoral composto de 50 servidores e 38 alunos, totalizando 88 eleitores aptos a votar,  Adele obteve um percentual de 94,8% dos votos válidos.

No dia 23/7, o Ministério da Saúde publicou, no Diário Oficial da União, a Portaria Nº 1.581, de 22 de julho de 2021, assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de nomeação da Dra. Adele Schwartz Benzaken, para o cargo de Diretora Institucional do ILMD/Fiocruz Amazônia.

NOVA DIREÇÃO

Adele Schwartz Benzaken é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).

Foi Diretora da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta, em Manaus, no período 2007 a 2010. Oficial do Programa Nacional do UNAIDS/Brasil, no período de abril de 2011 a outubro de 2013, em Brasília.

Atuou como Diretora Adjunta (2013-2016) e posteriormente Diretora do Departamento de IST/HIV-Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, de junho de 2016 a janeiro de 2019.

Atualmente exerce suas atividades como Senior Global Medical Director na Aids Health Care Foundation, Diretora Regional para America Latina da International Union Against Sexually Transmitted Infections (IUSTI), membro do comitê de certificação da eliminação da sífilis e do HIV da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), vice-presidente do comitê de especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) “WHO Strategic and Technical Advisory Committee on HIV and Viral Hepatitis (STAC-HIVHEP) e vice-presidente do “Steering committee of the 2025 target setting and 2020-2030 resource needs and impact estimation do UNAIDS/Genebra.

ILMD / Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Foto: Eduardo Gomes