Descoberta genética da Covid-19 no Amazonas é destaque na 6ª edição da Fiocruz Amazônia Revista

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) lançou a 6ª edição da Fiocruz Amazônia Revista, um veículo de popularização da ciência, por meio da divulgação científica, com publicação semestral e em formato digital. A revista já está disponível no site da Instituição.

Para acessar a Revista, clique.

Com 73 páginas, a nova edição da Fiocruz Amazônia Revista, aborda com destaque a “Descoberta genética da Covid-19 no Amazonas”. A reportagem aborda o primeiro sequenciamento do genoma completo do SARS-CoV-2 na região Norte, concluído 10 dias após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 na cidade de Manaus. Confira na página 24.

A edição também destaca um repositório digital, que reúne reflexões e conhecimentos construídos sobre a pandemia em diversos contextos. Além disso, uma rede científica que monitora e divulga dados sobre pandemia na região transfronteiriça entre Brasil, Colômbia e Peru também é destaque da nova edição.

A Fiocruz Amazônia Revista traz ainda uma entrevista com Rivaldo Venâncio, coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, fazendo uma análise sobre os desafios encontrados por gestores e pesquisadores ao longo desta pandemia

Assim como nas edições anteriores, em breve, será lançado o cartão com o QRCode  (código de barras bidimensional) de acesso à  Fiocruz Amazônia Revista.   Por enquanto, o download pode ser feito no site Fiocruz Amazônia.

SOBRE A REVISTA

Criada com a missão de divulgar à sociedade os frutos de esforços científicos desenvolvidos por pesquisadores da Fiocruz, a “Fiocruz Amazônia Revista” é um veículo de popularização da ciência que adota o jornalismo científico para divulgar pesquisas, cursos, ações e eventos que possam contribuir para a melhoria das condições de vida e saúde das populações amazônicas e para o desenvolvimento científico e tecnológico regional.

No site da Fiocruz Amazônia você também acessa a outras publicações da Fiocruz. Confira.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento