Diretora reeleita da Fiocruz Amazônia renova compromisso de trabalho em parceria com instituições de ensino e pesquisa durante solenidade de recondução ao cargo
A diretora reeleita da Fiocruz Amazônia, Stefanie Costa Pinto Lopes, foi reconduzida ao cargo na manhã desta quarta-feira, 9/07, em solenidade de posse, na sede da instituição, em Manaus. O evento contou com a presença de autoridades estaduais, representantes de instituições de ensino e pesquisa do Amazonas e do diretor executivo da Fundação Oswaldo Cruz, Juliano Lima, que, em nome do presidente Mário Moreira, destacou a coragem e a determinação de Stefanie Lopes em assumir o compromisso de um novo mandato, para o quadriênio 2025-2029, a ser marcado pelo fortalecimento da cooperação interinstitucional e o reforço às parcerias. O ato foi marcado pela assinatura de termos de cooperação que renovam a parceria entre a Fiocruz Amazônia e a Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), prevendo, respectivamente, a execução do Projeto Plataforma Interinstitucional para Pesquisas Integradas em Doenças Tropicais, e a renovação da cessão de uso de espaço físico na estrutura predial da Funasa, no bairro da Glória, onde já funcionam laboratórios da Fiocruz Amazônia e, mais recentemente, parte dos setores de gestão da unidade.

Falando em nome do presidente Mário Moreira, o diretor executivo da Fiocruz Juliano Lima anunciou que ainda este ano a Presidência da Fiocruz assinará o contrato com a empresa vencedora da licitação para o início das obras de construção da nova sede da Fiocruz Amazônia, em Manaus. “Conte conosco para retirar do papel a licitação que vai acontecer nesse semestre”, revelou Juliano, sendo bastante aplaudido. “Quero dizer que a presença de tantas autoridades neste ato é de extrema importância para nós. A Fiocruz pactuou na sua estratégia de atuação nacional a instalação de unidades descentralizadas em todo o País, tendo como um dos papeis mais importantes o da formação de redes de instituições que trabalhassem em prol da Saúde Pública, e a representatividade das instituições aqui presentes é o que a Presidência da Fiocruz tem buscado”, afirmou, atribuindo esse êxito à atuação precisa e capacidade de diálogo de Stefanie como gestora pública.

Representando o governador do Amazonas, Wilson Lima, a secretária de Estado da Saúde, Nayara Macksud, destacou o êxito da recondução de Stefanie Lopes à diretoria da Fiocruz Amazônia como uma vitória do sistema público de saúde do Amazonas. “Precisamos fortalecer a regionalização da Saúde, trazendo para a prática as peculiaridades e necessidades de cada área numa construção coletiva e, para isso, sabemos que podemos contar com a expertise da Fiocruz Amazônia como parceria nesse processo. Para tanto, coloco à disposição da Fiocruz a Secretaria de Estado da Saúde e, em nome do governador Wilson Lima, o Governo do Estado, para que possamos estar cada vez mais juntos no planejamento integrado das ações. Fico muito feliz em sentar à mesa com você, Stefanie, e o conjunto de instituições representativas do Estado do Amazonas aqui presentes”, reforçou.

Bastante emocionada, Stefanie Lopes fez um agradecimento especial a todos, afirmando que o segundo mandato é a reafirmação de projeto coletivo construído com diálogo e resiliência. “Nesta etapa que se inicia aprofundamos compromissos e enfrentamos, com coragem, os desafios emergentes, sempre movidos pelo sentimento de orgulho de ser Fiocruz, um orgulho que nasce do compromisso com a ciência, a saúde pública e a transformação social”, discursou a diretora, referenciando a trajetória inspiradora do cientista e médico sanitarista Carlos Chagas, cujo aniversário de nascimento é comemorado em 9/07. “Celebrar a posse neste dia é também afirmar a atualidade dos valores que Carlos Chagas representou, quando em 1910 realizou expedição científica pela Amazônia, assinalando deficiências, algumas existente até hoje, num marco histórico para ciência comprometida com as populações dos campos, das águas e das florestas”, frisou. Carlos Chagas foi a primeira pessoa a descrever completamente uma doença infecciosa, detalhando o patógeno, o vetor, os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia da tripanossomíase americana, batizada como doença de Chagas, em sua homenagem.

A diretora destacou também a importância do caráter democrático que caracteriza o processo de escolha de dirigentes na Fundação Oswaldo Cruz. “É extremamente importante agradecer a toda comunidade e dizer que foi com vocês que construímos essa recondução. Ela é um reconhecimento coletivo e a confiança de que podemos construir ainda mais juntos, com o apoio da Presidência da Fiocruz e canais abertos de diálogos para que a comunidade continue crescendo de forma sólida”, salientou, destacando o respeito e reconhecimento a todos os gestores anteriores.

“Essa casa é feita de muitas mãos e histórias, parcerias e cooperação de projetos que ampliam a nossa capacidade e esforço coletivo”, complementou Stefanie, agradecendo a presença de autoridades e dirigentes de instituições parceiras, a exemplo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Comando Militar da Amazônia (CMA), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Centro de Medicina Indígena Bahserikowi, Associação dos Servidores da Fiocruz (Asfoc-AM), Associação dos Pós-Graduandos da Fiocruz Amazônia e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM).

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, ressaltou a importância do fortalecimento das instituições a partir das conquistas individuais e coletivas. “Quando uma instituição se fortalece as instituições como um todo também se fortalecem. Destaco também o fato de ser uma mulher à frente da Fiocruz e que teve coragem para colocar seu nome para recondução no processo eleitoral e foi exitosa. Hoje, estamos comemorando esse momento com a Dra Stefanie, e a Fapeam se enche de orgulho. A Fiocruz Amazônia pode continuar contando com a Fapeam, porque entendemos que nesse processo de consolidação de várias instituições é a nossa política que se fortalece no Amazonas, Estado com imensos desafios e que precisa, de fato, dessa atuação coletiva para continuar nessa curva ascendente na área de CT&I, iniciada em 2019”, comemorou.

O diretor do INPA, Henrique Pereira, também se colocou à disposição para fortalecer a cooperação técnico-científica com a Fiocruz Amazônia, a partir da recondução da Dra Stefanie Lopes à direção da unidade. “O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e a Fiocruz Amazônia são duas instituições que têm muito em comum, a começar pela jurisdição. São duas instituições científicas e tecnológicas federais para a Amazônia e compartilhamos a agenda da Saúde e da Educação. Para nós, é motivo de alegria estarmos na inauguração desse novo mandato, reafirmando nosso compromisso de fortalecimento do ecossistema de ciência, tecnologia e Inovação para a Amazônia”, enfatizou.

A solenidade foi marcada também pela posse dos titulares das Vice-Diretorias de Pesquisa e Inovação (VDPI), Michele Rocha El Kadri; de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VDGDI), Aldemir Maquiné, e de Educação, Informação e Comunicação (VDEIC), Cláudio Peixoto. Os termos de cooperação foram assinados pela superintendente da Fundação Nacional de Saúde, Leudes Pereira Ajuricaba, e o diretor-presidente da Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado, Marcos Vinicius de Farias Guerra. O evento contou ainda com as presenças da diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Adriana Malheiros, a coordenadora de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Tânia Fonseca; a coordenadora geral adjunta de Educação da Fiocruz, Enirtes Mello; a secretária adjunta do Interior da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM), Ana Maria Araújo, e a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Tatyana Amorim.
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa
Fotos: Júlio Pedrosa