“COVID-19: Segunda Onda e Vacinas” será tema da palestra de abertura do II Encontro da Pós-graduação da Fiocruz Amazônia

Inicia hoje, 23/11, o II Encontro da Pós-graduação do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). Com a temática “Interfaces da pandemia no Brasil” o evento direcionado aos pesquisadores, alunos de pós-graduação e iniciação científica, visa discutir avanços científicos em temáticas de relevância para a pesquisa dos pós-graduandos da Unidade, além de estimular a troca científica entre os alunos dos diferentes cursos, e divulgar a pesquisa desenvolvida pelos discentes dos Programas.

Acompanhe o evento AO VIVO

Estão confirmados na abertura do evento: Sérgio Luz (Diretor do ILMD/Fiocruz Amazônia), Nísia Trindade Lima (Presidente da Fiocruz), Cristiani Vieira Machado (Vice-presidência de Educação da Fiocruz), Maria Cristina Guillam (CGE -Fiocruz), Rosana Parente (Vice diretora de Educação do ILMD/Fiocruz Amazônia), Márcia Perales (FAPEAM), Richarlls Martins da Silva (APG-Fiocruz), Priscila Aquino (Coordenação do evento).

PALESTRA DE ABERTURA

Com o tema “COVID-19: Segunda Onda e Vacinas”, a palestra de abertura do evento será ministrada pelo pesquisador, Julio Croda, especialista em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), unidade Mato Grosso do Sul.

Dr. Croda possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, residência médica em Infectologia e doutorado pela Universidade de São Paulo. É professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Yale School of Public Health.

Foi coordenador do curso de medicina e coordenador da residência médica em clínica médica entre 2009 e 2010, diretor da Faculdade de Ciências da Saúde de 2011 a 2014 e Coordenador da Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFGD de 2015 a 2017.

Atualmente é coordenador Adjunto da área de medicina II da CAPES. Foi diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis (DEIDT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Medicina e Vigilância das doenças transmissíveis e desenvolve projetos de pesquisas na área de tuberculose em populações privadas de liberdade, arboviroses e COVID-19; sendo o segundo brasileiro com maior número de trabalhos publicados em COVID-19.

SESSÃO CIENTÍFICA

Durante a tarde do dia 23/11, o evento promove ainda a Sessão científica “Origem, dinâmica de transmissão e diversidade genética do SARS-CoV2”. Na oportunidade, serão apresentadas palestras com os seguintes temas: “Monitoramento da transmissão do SARS-CoV-2 no Brasil: rotas de entrada, desafi­os dos dados e análise de situação”, ministrada pelo pesquisador, Marcelo Ferreira C. Gomes (IOC/ Fiocruz); “Origem e diversificação do SARS-CoV-2”, ministrada por Tiago Graf (IGM/Fiocruz Bahia) e “Morcegos, doenças emergentes e perda de biodiversidade: qual a relação com a COVID-19?”, apresentada pela pesquisadora, Alessandra Nava (ILMD/Fiocruz Amazônia).

O evento contará ainda com a atividade “Prática Integrativa: Ergonomia”.

ILMD Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento