Rodas de conversa e sessões científicas devem movimentar II Encontro de Pós-graduação da Fiocruz Amazônia
Com a temática “Interfaces da pandemia no Brasil”, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove entre os dias 23 e 26 de novembro, o II Encontro da Pós-graduação da Instituição.
Rodas de conversa e sessões científicas devem movimentar o evento científico anual, direcionado aos pesquisadores, alunos de pós-graduação e iniciação científica, que visa discutir avanços científicos em temáticas de relevância para a pesquisa dos pós-graduandos da Unidade, além de estimular a troca científica entre os alunos dos diferentes cursos, e divulgar a pesquisa desenvolvida pelos discentes dos Programas.
Confira AQUI a programação.
Estão confirmados na abertura do evento: Sérgio Luz (Direção do ILMD/Fiocruz Amazônia), Nísia Trindade Lima (Presidente da Fiocruz), Cristiani Vieira Machado (Vice-presidência de Educação da Fiocruz), Maria Cristina Guillam (CGE -Fiocruz), Rosana Parente (Vice de ensino do ILMD/Fiocruz Amazônia), Márcia Perales (FAPEAM), Richarlls Martins da Silva (APG-Fiocruz), Priscila Aquino (Coordenação do evento).
Após o pronunciamento da Presidência da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, ocorrerá a palestra de abertura, intitulada “COVID-19: Segunda Onda e Vacinas”, que será proferida pelo pesquisador, Júlio Henrique Rosa Croda. Oevento contará ainda com a apresentação cultural do Coral da Fiocruz e da cantora amazonense Márcia Siqueira.
O evento é realizado pela comissão organizadora, composta por pesquisadores da Fiocruz Amazônia e discentes de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA) e Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (PPGBIO-Interação).
SOBRE O EVENTO
Este ano, o tema central será a pandemia por COVID-19 no Brasil e suas diferentes interfaces segundo a perspectiva da pesquisa, ciência, inovação e âmbito assistencial. Serão quatro dias de evento totalmente online, contando com sessões de palestras, mesas-redondas, práticas integrativas, atividades culturais e exposição dos alunos egressos através de vídeos.
Para a pesquisadora Priscila Aquino, presidente da comissão organizadora, o novo formato em que acontecerá o evento, trouxe boas expectativas de alcance. “Esse ano o encontro de pós-graduação da Fiocruz Amazônia será em um formato diferente do ano passado, ele está sendo preparado para ocorrer totalmente de forma virtual, dado o contexto pandêmico em que nos encontramos. Estamos com uma expectativa positiva, de proporcionar a diferentes públicos um panorama segundo a perspectiva da pesquisa, ciência, inovação e âmbito assistencial, além de seus impactos sobre as atividades de discentes e docentes da pós-graduação”, explicou.
Além disso, frente a essa situação que a pandemia por COVID-19 impactou em diferentes segmentos, a organização selecionou temas para as sessões coordenadas e mesas-redondas, essenciais para o público em geral conhecer um pouco mais e ao mesmo tempo, interagir com especialistas da área.