Inteligência Artificial é o tema da SNCT 2020

O ano de 2020 vai ser lembrado como um ano diferente. Para Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a comemoração dos 120 da instituição veio junto com o reforço do compromisso de salvar vidas e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no contexto de pandemia do novo coronavírus. Esse compromisso poderá ser percebido na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontecerá de 19 a 23 de outubro.

Em razão do distanciamento social, a programação será transmitida totalmente on-line pelas redes da Fiocruz e das instituições parceiras, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). “Nós estamos encarando com muito entusiasmo, é a construção de uma SNCT diferente e, sobretudo, inovadora, com bastante discussão sobre a importância da ciência para o presente e o futuro das nossas sociedades”, ressalta Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz.

A cerimônia de abertura contará com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e dos reitores das universidades parceiras, Ricardo Berbara, da UFRRJ, Denise Pires, da UFRJ, e João Carlos Salles, da UFBA. O tema da cerimônia será A importância da divulgação científica em tempos de pandemia, a ser realizada na terça-feira (20/10), às 10h.

FIOCRUZ AMAZÔNIA

Na sexta-feira, 23/10, de 14h às 15h (Horário/Manaus), os pesquisadores Sérgio Luiz Bessa Luz e José Joaquín Carvajal Cortés, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) apresentarão o trabalho “Boletim Corona – Ferramentas para o Combate à COVID-19 nas Fronteiras”. Também participam da atividade os pesquisadores Emmanuel Roux, Coordenador LMI Sentinela (UMR Espace Dev/IRD França) e Bernardino Albuquerque, Colaborador – Implementação da Sala Binacional de Situação de Saúde Brasil-Colômbia (ILMD / Fiocruz Amazônia).

Os pesquisadores abordarão a Rede Transfronteiriça Covid-19, que nasce como uma iniciativa de cooperação entre pesquisadores e profissionais de várias instituições e grupos de pesquisa, de diferentes áreas de atuação, para o enfrentamento da COVID-19 em populações indígenas e comunidades rurais entre Brasil, Colômbia e Peru.

A Rede Transfronteiriça Covid-19 visa avaliar e compreender a situação epidemiológica como região, a partir de análises das situações de vulnerabilidade, o risco de espalhamento e sua interação com os diferentes cenários e contextos dos nossos povos indígenas e as comunidades rurais que habitam a região transfronteiriça amazônica.

Nessa atividade, a Rede Transfronteiriça Covid-19 pretende contribuir com ferramentas e informações técnicas, científicas e acadêmicas, úteis para agilizar o fluxo de informação aos povos indígenas e a tomada de decisões dos diferentes atores e da sociedade civil, nos diferentes níveis de organização, para o enfrentamento da Covid-19 nos seus territórios.

O programa será exibido pelo youtube.com/canalsaudeoficial às 14h e terá reprise às 18:30 (horário/Manaus), pelo Canal Saúde.

Saiba como assistir em https://www.canalsaude.fiocruz.br/canal/comoAssistir

SOBRE OS PESQUISADORES

Sérgio Luz é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho, mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e doutor em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz . Atualmente é Diretor e Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz no Instituto Leônidas e Maria Deane em Manaus – Amazonas.

Atua principalmente em ecologia de doenças transmissíveis na Amazônia. Ênfase em taxonomia de vetores de agentes patogênicos, nas ferramentas para diagnóstico molecular dos patógenos em vetores e em amostras clínicas e metodologias de controle de vetores.

Jose Joaquin Carvajal é graduado em Biologia pela “Universidad Nacional de Colombia – Sede Bogotá” (Universidade Nacional da Colômbia), título convalidado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre e doutor em Ciências (Medicina Tropical) pela Fundação Oswaldo Cruz, com doutorado sanduíche em La Maison de la Télédetection no Institut de Recherche pour le Développment em Montpellier (França).

Atualmente está desenvolvendo projetos de pesquisa na área de biologia e ecologia de mosquitos vetores, controle vetorial e epidemiologia de doenças transmitidas por vetores e áreas afins. Nesse contexto, co-coordena com Pedro Rapozo (NESAM/UEA) e Rodrigo Oliveira (NESAM/UFAM) a Rede Transfronteiriça para o enfrentamento da Covid-19 entre Brasil, Colômbia e Peru.

Tem experiência na área de geoestatística, bioestatística e entomologia médica, atuando principalmente nos seguintes temas: Aedes albopictus, Aedes aegypti, dengue, Zika, chikungunya, malária, geosaúde e epidemiologia espacial com ênfase nos determinantes socioambientais de doenças transmitidas por vetores nas fronteiras internacionais da Região Amazônica.

Bernardino Cláudio Albuquerque é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas, Especialista em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal do Amazonas (1975), Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde e Mestrado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atualmente é professor assistente IIV na Universidade Federal do Amazonas, Pesquisador Adjunto da Fundação de Medicina Tropical “Heitor Vieira Dourado” do Amazonas e pesquisador  do ILMD/Fiocruz Amazônia, apoiando a implementação da Sala Binacional de Saúde entre Brasil e Colômbia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Doenças Endêmicas da Amazônia, Controle e Epidemiologia.

Emmanuel Roux é doutor em Automação e Ciênça da computação da Universidade de Valenciennes (2002), França,  graduado pela Escola Superior Nacional de Engenharia (1999). Atualmente é pesquisador titular do Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD). Sua área de pesquisa é a ciência dos dados, com ênfase em Matemática Aplicada, aprendizagem automática, estatística.

Realiza pesquisas aplicadas à saúde e mais especificamente às doenças infecciosas vetoriais, e se interessa particularmente aos contextos transfronteiriços, em parceria com vários parceiros Brasileiros. Nesse contexto, ele está pesquisador visitante no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e co-dirige, com Helen Gurgel (UnB/LAGAS) e Christovam Barcellos (FIOCRUZ/ICICT) o Laboratório Misto Internacional “Observatórios Transfronteiriços do Meio Ambiente, Clima e Doenças Vetoriais: Sítios Sentinelas do Observatório Brasileiro de Clima e Saúde” (LMI Sentinela). Também faz parte da Rede Transfronteiriça COVID-19.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
*Com informações da Agência Fiocruz de Notícias