Fiocruz Amazônia celebra 31 anos inaugurando Módulo de Pesquisa para funcionamento do laboratório de Diversidade Microbiana
O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) celebrou nesta quinta-feira, 21/08, seu 31º aniversário de fundação com a entrega do novo Módulo de Pesquisa da unidade, totalmente equipado, para funcionamento do Laboratório de Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para Saúde (DEMAIS), A inauguração é um marco para a unidade e tem um significado especial por conta dos desafios superados ao longo de quatro anos para a finalização da estrutura física do prédio, como destacou a diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes. “A ideia inicial era um módulo com dois pavimentos, mas ajustes de projeto e mudanças de gestão exigiram redirecionamentos”, explicou Stefanie, ressaltando os obstáculos operacionais enfrentados, tais como ligação de energia, aquisição de mobiliário e de equipamentos de ponta e a articulação dos diversos processos administrativos e técnicos para a efetivação da transferência do laboratório das instalações antigas para o novo prédio, denominado Rio Japurá.

“Nossos laboratórios de pesquisa demandam investimentos contínuos para a melhoria da infraestrutura. Crescemos e, para superar as limitações, tivemos que nos dividir entre a nossa sede e três instituições parceiras (UFAM, Funasa e Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado). Hoje, esta entrega simboliza a sensibilidade desta gestão em compreender a urgência desses investimentos”, afirmou a diretora, acrescentando que a previsão é de que, num futuro próximo, aconteça a reforma do terceiro pavimento do prédio principal da unidade, simbolizando a capacidade de resiliência, colaboração e compromisso com a Ciência na Amazônia. “Que seja o início de novas conquistas e que possamos, juntos seguir fortalecendo nossa capacidade de pesquisa e inovação, tendo sempre como prioridade a concretização do projeto da nova sede. Até lá, cada melhoria como esta é fundamental para sustentar e ampliar o trabalho que realizamos”, comemorou.

O novo módulo possui Sala de Refrigeração, Laboratório Multiuso, Sala de Micobiotecnologia, Laboratório de Micologia Médica, Laboratório de Bacteriologia e Saúde Ambiental, Laboratório de Parasitologia Geral, Sala de Eletroforese e PCR e Sala de Lavagem e Esterilização. Antes localizado no primeiro anexo, o DMAIS agora conta com mobiliário específico, bancadas em inox e equipamentos novos, a exemplo de cabines de segurança classe 2-A2, autoclaves, estufas de secagem, microondas. Incubadora Sheik, refrigeradoras horizontais, cabine de segurança biológica, máquinas de gelo de 50 litros, balanças de precisão, purificadores de água por osmose reversa, além do mobiliário novo com material impermeável. O módulo contém infraestrutura completa para dar suporte às atividades realizadas e conta com suporte de geração de energia, com geradores exclusivos, e dois técnicos do Núcleo de Suporte Técnico à Pesquisa (NUTP) para atuar na sala de lavagem e esterilização.

O módulo tem ainda duas saídas de emergência, uma delas pela sala de refrigeração que contém 15 equipamentos refrigeradores laboratoriais, dos tipos freezer -30 e ultrafreezer -80. Todas as salas têm instalados desumidificadores, para evitar que a umidade do ambiente possa prejudicar os equipamentos. Stefanie Lopes agradeceu, de modo especial, a dedicação e empenho das equipes que estiveram diretamente envolvidas, ao longo dos últimos anos, com o projeto de implantação do novo módulo, destacando a Vice-Diretoria de Pesquisa e Inovação (VDPI), Vice-Diretoria de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VDGDI), Escritório de Projetos, Patrimônio e Qualidade e Serviço de Infraestrutura (Seinfra).

A comemoração contou também com o corte simbólico de um bolo de aniversário, acompanhando do tradicional Parabéns pra você, e das palavras de felicitação do dirigente da Asfoc-AM, André Ivan Lopes de Oliveira, representando a direção nacional do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz. “Nossa alegria de comemorar esse aniversário é principalmente por conta do compromisso das trabalhadoras e trabalhadores, da contribuição inequívoca com a saúde da população e com a ciência e tecnologia”, afirmou, lembrando que o sindicato segue mobilizado para o X Congresso Interno e o primeiro seminário para tratar da construção desse processo, na próxima segunda-feira, às 8h (horário Manaus).

“A Asfoc tem se envolvido ativamente em discussões mais amplas sobre a saúde, ambiente, clima, racismo ambiental e as movimentações da Cúpula dos Povos e dos movimentos sociais rumo à COP 30. Importante mantermos o nosso diálogo para que todas as vozes sejam ouvidas. Via a Fiocruz Amazônia, continuem contando com a Asfoc para seguir na nobre missão de atender a população brasileira. O Norte brasileiro agradece seu empenho e dedicação”, finalizou André, falando em nome do presidente da Asfoc, Paulo Garrido.
ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa
Fotos: Júlio Pedrosa