Centro de estudos vai apresentar pesquisa de caracterização genética em protozoário detectado em bovinos com doença entérica
O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) apresenta na sexta-feira, 10/10, às 10h (horário Manaus), a palestra “Caracterização genética de Cryptosporidium spp. detectados em bovinos em Santa Catarina”, a ser ministrada pela pesquisadora, Simone Silveira, membro do Laboratório de Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia (EDTA).
A palestra será moderada pelo pesquisador James Lee Crainey, Chefe do EDTA. A apresentação será transmitida via Plataforma Zoom, através do link: https://us06web.zoom.us/j/81520913253?pwd=8VkutbN6GtilnbOEHSpnz3h0JkhU7v.1 , utilizando ID da Reunião (815 2091 3253) e Senha de acesso (257352).
A palestra abordará uma pesquisa em desenvolvimento que visa realizar a caracterização genética do protozoário Cryptosporidium spp. detectados em bovinos com doença entérica, no estado de Santa Catarina, entre os anos de 2022 e 2024. “A criptosporidiose é uma das doenças mais prevalentes em bezerros neonatos, caracteriza-se principalmente pela diarreia que impacta o bem-estar e a produtividade animal, além de poder causar a morte do animal. Ademais, o Cryptosporidium spp. tem potencial zoonótico. Portanto, ter uma prevenção e um controle mais assertivos desse parasito em bovinos também é cuidar da saúde humana, no contexto de uma só saúde”, explica Silveira.
SOBRE A PALESTRANTE
Simone é graduada em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura – UnC), mestra e doutora em Ciências Veterinárias (UFRGS) e possui ainda, doutorado sanduíche no National Animal Disease Center (NADC-USDA). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Durante os anos de 2020-2025 foi professora e pesquisadora na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), no curso de Medicina Veterinária, Zootecnia, Farmácia e no mestrado em Sanidade e Produção Animal. Atualmente é tecnologista em saúde pública na Fiocruz Amazônia (ILMD).
Atua na área de microbiologia, especialmente com virologia, ênfase em cultivo celular, sorologia e biologia molecular. Atua principalmente em projetos que envolvem viroses de suínos e bovinos, com os vírus: Influenza A e D, hepatite E e pestivírus (BVDV e HoBi-like).
CENTRO DE ESTUDOS
O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.
ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes.
Imagem: Mackesy Nascimento