Fiocruz Amazônia recebe equipe da Cogic para segunda inspeção preventiva e corretiva de 2025

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebeu, entre os dias 11 e 18/11, a equipe multidisciplinar do Departamento de Manutenção e Equipamentos Científicos (Demeq), da Coordenação Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), da Fiocruz (RJ), com o objetivo de promover a segunda e última inspeção preventiva e corretiva do ano de 2025, realizada na unidade.  O procedimento, que ocorre semestralmente, tem como finalidade avaliar as qualificações de performance nos equipamentos dos laboratórios da unidade, bem como nos instalados nas unidades descentralizadas localizadas na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-AM) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O objetivo é manter os equipamentos funcionando em condições normais de uso, segurança e qualidade, contribuindo para o bom andamento das pesquisas desenvolvidas pelo ILMD/Fiocruz Amazônia.

Desta vez, a equipe da Cogic realizou manutenção em 371 equipamentos, entre serviços de manutenção preventiva, corretiva, calibrações e aferições de equipamentos laboratoriais. A primeira inspeção do ano ocorreu no mês de maio e, de acordo com a chefe do Serviço de Infraestrutura (Seinfra), da Fiocruz Amazônia, Marcela Cidade, apresentou o mesmo balanço positivo com relação ao número de correções necessárias. “O trabalho demonstra que estamos manuseando os equipamentos de forma satisfatória e em sintonia com as recomendações das inspeções anteriores feitas pela Cogic”, afirma Marcela, ressaltando que o Serviço de Gestão de Infraestrutura atua em conjunto com o Núcleo Técnico de Suporte à Pesquisa (NUTP) na gestão do parque de equipamentos da unidade.

Durante as inspeções, o Seinfra atua no suporte à atividade, acompanhando o cronograma de trabalho da equipe, que envolveu o traslado entre as diversas unidades descentralizadas, aquisição de materiais para a realização das manutenções, entre outras demandas. A equipe da Cogic/Demeq foi composta por Hilne Arndt Cabral (microscopia e supervisão), Sérgio Paulo Silveira (refrigeração fina), Luis Cláudio Guimarães (balanças e medidores de pH), Rafael Farias e Rodrigo Santos (qualificação de cabines).

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa

Fotos: Júlio Pedrosa