Fiocruz Amazônia realiza exposição dos Trabalhos da II Jornada do Programa de Vocação Científica
O instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), realiza nesta sexta-feira, 7/6, às 9h30, a Exposição dos Trabalhos da II Jornada do Programa de Vocação Científica (Provoc – ILMD/Fiocruz Amazônia). 28 trabalhos de estudantes da rede pública de ensino de Manaus, sendo 21 da etapa iniciação e 7 da etapa avançado, serão expostos para a comunidade acadêmica e científica, durante a programação da 21ª edição da Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic) do Instituto.
A coordenadora local do Provoc, Ormezinda Fernandes, chefe do Laboratório Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS), destaca os avanços do programa nesta edição. “Esse programa especial de vocação científica, exclusivamente para alunos do ensino médio era um doa grande desejos da nossa Unidade, e um dos poucos programas de formação científica que a Fiocruz Amazônia não possuía, então em 2022 nós iniciamos o PROVOC, e com a turma de 2023 tivemos um número maior de projetos, de orientadores e alunos interessados em participar desse processo de formação científica”, explica.
O Programa de Vocação Científica representa uma proposta educacional de iniciação científica (IC) nas áreas de Saúde, Ciência e Tecnologia, direcionada a jovens que estão cursando o ensino médio. Participam da mostra, estudantes do Colégio Amazonense Dom Pedro II; Colégio Brasileiro Pedro Silvestre; Escola Estadual Sant’ Ana; e Escola Estadual Ângelo Ramazzotti. No ILMD o programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Nesta edição, o programa registrou um aumento significativo no número de participantes, passando de 12 na etapa de Iniciação do ano passado para 23 e oito para a etapa Avançado, totalizando 31 alunos contemplados pelo Provoc no Amazonas. O número de estabelecimentos de ensino que aderiram ao programa também cresceu de uma para quatro escolas estaduais.
Ormezinda enfatiza a importância do programa para a formação de futuros cientistas na região amazônica. “A gente vê com grande expectativa essa formação, pois dentro do PROVOC nós temos a etapa de iniciação, que é onde o aluno do primeiro ano do ensino médio tem o seu primeiro contato, e depois se quiser continuar, ele pode ainda completar o seu ensino médio, ainda em formação aqui conosco. Isso dá uma grande bagagem para sua formação, tanto científica quanto como cidadão. Esperamos formar mais cientistas para nossa região, para o desenvolvimento da Amazônia, para que seja reconhecido de fato, por pesquisadores da nossa região”, avalia.
Gustavo Reis, estudante do 3º ano do ensino médio, do Colégio Amazonense Dom Pedro II, relata que as experiências vivenciadas no âmbito do programa, despertaram o interesse em áreas do conhecimento, antes desconhecida. “Durante toda essa jornada vivida até hoje na Fiocruz Amazônia, pude aprender a gostar da biologia de um amaneira que despertasse meu interesse sobre tantas coisas que nunca imaginei como funcionavam, sou grato pelas pessoas que conheci e que me ajudaram. Espero poder continuar aqui e trilhar um caminho que seja memorável e lindo, além disso que me ajude a evoluir humanamente e profissionalmente”, conta.
O Programa é estruturado em duas Etapas distintas: Iniciação e Avançado, que proporciona aos participantes uma experiência completa e enriquecedora no mundo da pesquisa científica. A Etapa Iniciação tem como objetivo familiarizar os alunos com as principais técnicas e objetos de pesquisa em Ciência e Tecnologia (C&T). É o período em que os estudantes acompanham atividades de pesquisa, supervisionados por seus orientadores pelo período de doze meses.
Na Etapa Avançado, o objetivo principal é possibilitar a aprendizagem e vivência de todas as fases de execução de um projeto de pesquisa em C&T. Os jovens participam desde a escolha e elaboração do projeto até a comunicação dos resultados em eventos científicos promovidos pelo Provoc e, também através de publicações. Essa fase é mais longa, com duração de 21 meses.
SOBRE O PROVOC
O Programa de Vocação Científica (Provoc) foi criado em 1986 pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O objetivo do Provoc é possibilitar ao estudante de ensino médio a vivência em ambientes de pesquisa e conhecer o cotidiano de trabalho dos pesquisadores, proporcionando a experiência de aprender ciência na prática. Com essas vivências o Programa de Vocação Científica estimula ao jovem seguir uma carreira científica, especificamente, nas áreas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
Em 38 anos de existência, cerca de 1000 pesquisadores participaram do Programa, orientando mais de dois mil alunos, oriundos de 15 instituições de ensino do Rio de Janeiro, em 19 unidades de pesquisa da Fiocruz. Outras centenas de alunos e orientadores também têm vivenciado o Programa de Vocação Científica nos demais centros regionais da Fiocruz e instituições de pesquisa. Em 19 de agosto de 2011, o Provoc comemorou 25 anos, com o lançamento do Observatório Juventude, Ciência & Tecnologia.