PPGBIO-Interação apoia realização de Simpósio Internacional de Imunologia e Hematologia do Amazonas

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) participou na noite desta terça-feira, 4/06, da solenidade de abertura do 8o Simpósio Internacional de Imunologia e Hematologia do Amazonas, reunindo especialistas nacionais e internacionais, junto com docentes e discentes de quatro programas de pós-graduação de instituições do estado do Amazonas. Representando a diretora da Fiocruz Amazonas, Stefanie Lopes, a pesquisadora-doutora Priscila Aquino, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno- Hospedeiro (PPGBIO-Interação), destacou a importância dos programas de pós-graduação na formação de quadros de pesquisadores em áreas de importância fundamental para a Saúde Pública e enfrentamento de agravos na região amazônica.

O PPGBIO-Interação é um dos apoiadores do evento, juntamente com os programas de pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (PPGMT), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mais o Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) da Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Amazonas (Hemoam). Para Priscila Aquino, o 8o Simpósio Internacional de Imunologia e Hematologia do Amazonas é um evento que vem a agregar na difusão do conhecimento de temas de relevância em Imunologia, Hematologia, doenças infecciosas e a interação Patógeno-Hospedeiro.

“Nessa edição, o PPGBIO-Interação vem a somar ao evento com a participação de docentes e discentes do Programa, demonstrando a cooperação entre as diferentes vertentes do conhecimento de relevância para o fortalecimento da pesquisa em nossa região”, ressalta a pesquisadora. Além de pesquisadores-doutores, o evento foi prestigiado pelos discentes do PPGBIO-INTERAÇÂO. “O simpósio é de grande relevância para mim, pois permite absorver e compartilhar conhecimentos com pesquisadores de grande referência, oportunidades de network e atualizações na área de imunologia e hematologia. Vivenciar essa experiência, é enriquecedor e contribui significativamente para meu desenvolvimento profissional”, comentou Rami de Souza Colares, mestranda do programa.

Assim como Rami, Darlgton Maciel de Menezes, também mestrando do PPGBIO-Interação, se diz agradecido pela oportunidade de participar de eventos do porte do 8º Simpósio. “Eventos como esse propiciam uma interação de conhecimentos e discussões que normalmente não teríamos acesso apenas dentro do nosso programa. Diferentes áreas de pesquisa como Hematologia, Imunologia, Medicina Tropical e Interação Patógeno-Hospedeiro, estão intrinsicamente ligadas, no 8o Simpósio teremos a oportunidade de entender mais sobre essas relações e aplicar esses conhecimentos dentro da pesquisa desenvolvida no PPGBIO-Interação, possibilitando um olhar mais abrangente dentro dessa vertente”, avalia Darlgton.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa

Fotos: Júlio Pedrosa