Livro lançado pela Fiocruz completa trilogia sobre a História das Leishmanioses no Novo Mundo

Lançado no último dia 18/12, o livro “Uma história das leishmanioses no Novo Mundo: avanços e desafios do tempo presente”, é parte de uma trilogia organizada pelo pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Jaime Larry Benchimol e lançado pela Editora Mauad, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Terceiro volume de uma série sobre o tema, o livro apresenta uma abordagem ampla e multidisciplinar sobre um dos grupos de doenças tropicais mais complexos e negligenciados. A obra analisa pesquisas realizadas no Brasil e em outros países, evidenciando a urbanização das leishmanioses e a necessidade de respostas urgentes por parte da ciência e da sociedade. O lançamento aconteceu na sede da COC/Fiocruz, no Rio de Janeiro.

O volume lançado reúne textos de outros sete autores e totaliza 12 capítulos, 6 deles escritos pelo próprio organizador. Ao articular transformações socioambientais, mudanças climáticas, dinâmicas econômicas e políticas de saúde pública, o livro apresenta um panorama dos avanços alcançados e dos obstáculos que ainda marcam o enfrentamento dessas doenças. O vice-diretor de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz Amazônia, o historiador Cláudio Peixoto, é um dos autores que assinam a obra. Ele conta que participou da elaboração do segundo e terceiro volumes da trilogia. “No segundo livro, abordamos as manifestações da doença e a criação de instituições e trabalhos realizados na Amazônia. No terceiro, em dois capítulos de minha autoria focamos a questão da ecoepidemiologia e as relações entre as instituições francesas e colombianas, fruto de minha tese de Doutorado (“Leishmanioses na Colômbia; produção do conhecimento político e políticas de controle em perspectiva histórica e global”). É uma obra bem densa que conta com autores da Índia, da França, da Colômbia, em conjunto com os pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz (COC)”, afirmou.

Jaime Benchimol, pesquisador da COC/Fiocruz, resume a trilogia da História das Leishmanioses no Novo Mundo. “O primeiro volume é resultado de uma parceria minha com o Denis Guedes Jogas Júnior e cobre o período inicial da história da doença, da virada do século 19 para o 20 até os anos 60; o segundo volume, que tem muita relação com a dissertação de Mestrado do Claudio Peixoto, analisa os trabalhos feitos sobre as leishmanioses, na região amazônica, tanto em Belém no Instituto Evandro Chagas quanto nas instituições que são criadas na Amazônia, na época do regime civil militar e, no terceiro volume, que tem uma gama maior de autores, focamos na problemática mais recente, especialmente no momento em que a doença começa a se disseminar pelo País e se urbanizar nas periferias das grandes cidades”, explicou.

O acesso on line às obras da trilogia está disponível gratuitamente: Uma História das Leishmanioses no Novo Mundo: (fins do Século XIX aos Anos 1960); Uma história das leishmanioses no novo mundo: anos 1960 ao século XXI – Amazônia, e Uma História das Leishmanioses no Novo Mundo [Avanços e Desafios do Tempo Presente].
 

ILMD/Fiocruz Amazônia

Fotos: Divulgação / Fiocruz Amazônia e Júlio Pedrosa