Estudo sobre Potencial biotecnológico de microrganismos para controle populacional de mosquitos será apresentado durante Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) apresenta nesta sexta-feira, 1/9, a palestra “Potencial biotecnológico de microrganismos para controle populacional de mosquitos e redução da competência vetorial”, a ser ministrada pelo pesquisador, Ricardo de Melo Katak, bolsista de Pós-doutorado Júnior (PDJ) pela Fiocruz Amazônia.

A palestra fará uma abordagem sobre a prospecção de microrganismos para implementação de novos agentes entomopatogênicos. Na ocasião, Ricardo Katak abordará a importância de mais investigação básica e de melhores métodos de investigação translacional para preencher a lacuna entre a investigação acadêmica sobre bioinseticidas e as intervenções na saúde pública.

Esta edição do Centro de Estudos, é organizada pelo Laboratório Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia (EDTA) da Fiocruz Amazônia e, será moderada pela pesquisadora, Claudia Maria Ríos Velásquez. A palestra será transmitida via plataforma Zoom, através do link: https://us06web.zoom.us/j/83262026814?pwd=WHhxcithY1IyczdBNkRWRmZPdWwrdz09 utilizando (ID da Reunião: 832 6202 6814) e (Senha de acesso: 168560).

SOBRE O PALESTRANTE

Ricardo é Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas -UEA, mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Foi Bolsista de Pós-doutorado no Laboratório de Genômica e Microbiologia Aplicada da Amazônia Legal da Embrapa. Foi bolsista de Pós-doutorado PRODOC-FAPEAM no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA.

Atualmente é bolsista de Pós-doutorado Júnior – PDJ pelo Instituto Leônidas & Maria Deane/FIOCRUZ-AM. Atua em diversas abordagens como proteômica, metagenômica, microbiota de insetos e produção de metabólitos secundários.

SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras.

As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD / Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes

Imagem: Mackesy Nascimento