Fiocruz Amazônia é homenageada durante sessão especial da ALE-AM pelos 68 anos da Fundação Alfredo da Matta

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) foi uma das instituições homenageadas durante a Sessão Especial pelos 68 anos da Fundação Hospital de Dermatologia e Venereologia Alfredo da Matta (FUHAM), referência nacional no tratamento de infecções sexualmente transmissíveis e doenças como hanseníase. A sessão ocorreu na tarde desta segunda-feira, 28/08, no Auditório do Plenário Ruy Araújo. A diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Adele Schwartz Benzaken, que foi diretora-presidente da FUHAM, recebeu o certificado em homenagem à parceria entre as duas instituições e á contribuição ao desenvolvimento da FUHAM no Amazonas. O deputado Dr Gomes foi o autor da propositura da sessão especial.

“Tenho profundo orgulho de fazer parte da história desses 68 anos. A FUHAM marcou a minha carreira profissional de forma determinante. Foi lá onde dei os meus primeiros passos enquanto servidora estadual e gestora publica da área de Saúde ao longo de mais de 30 anos”, relembra Adele Benzaken. Junto com Jose Carlos Sardinha, Benzaken foi responsável pela criação do primeiro ambulatório de Doenças Sexualmente Transmissíveis, da instituição, durante sua gestão como diretora-presidente. O ambulatório foi referência estadual e nacional, assim como campanhas e projetos a exemplo dos testes rápidos para sífilis, validados pioneiramente pela FUHAM e incorporados pelo Ministério da Saúde como política pública brasileira.

Para Adele Benzaken, a Fundação Alfredo da Matta continua como referência. “desejo muito sucesso e que possamos voltar a realizar juntos, FUHAM e Fiocruz Amazônia, grandes campanhas e projetos”, afirmou.