Fiocruz Amazônia realiza I Jornada do Programa de Vocação Científica

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove na próxima sexta-feria, 2/6, a I Jornada do Programa de Vocação Científica (Provoc). O evento acontecerá dentro da programação da 20ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic) da Fiocruz Amazônia e, contará com a exposição de 12 posters, que relatam as experiências dos estudantes do Ensino Médio, da rede pública estadual de ensino do Amazonas, contemplados com bolsas do Programa.

O PROVOC é desenvolvido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz e, tem a proposta educacional de Iniciação Científica (IC) na área da saúde para jovens que cursam o nível médio. A iniciativa visa estimular a aprendizagem dos conhecimentos técnicos e científicos a partir da experimentação de práticas de pesquisa. A atividade acontecerá das 12h30 às 15h.

Para o estudante Gustavo Reis, participante do PROVOC, a experiência adquirida na Fiocruz Amazônia, através das atividades desenvolvidas por meio do programa, serve de estímulo para seu futuro acadêmico. “Ter a oportunidade de participar do PROVOC tem sido incrível, justamente por eu sempre gostar da ciência, mas nunca tinha me aprofundado na área como agora. Aprendi diversas coisas, conheci pesquisadores, pude praticar, e mesmo eu querendo me formar em uma área que segue o caminho oposto, não é ruim ter mais de uma formação, então acho que o PROVOC me influencia sobre o que eu vou querer lá na frente. Comecei essa jornada e pretendo continuar, a ciência é apaixonante e ela está em tudo que possamos imaginar”, destaca.

Na abertura da RAIC, Cristiane Braga, coordenadora geral do PROVOC, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), destacou a importância do programa para a iniciação científica, ainda no ensino médio. “Esse é um programa pioneiro de iniciação científica para alunos do ensino médio, que visa possibilitar a estes estudantes a aprendizagem dos conhecimentos técnicos científicos, a partir da experimentação prática de pesquisa. A gente costuma dizer que é uma oportunidade de aprender ciência, fazendo ciência, através de uma imersão no ambiente, fazendo o trabalho cotidiano juntamente com os pesquisadores”, pontua.

SAIBA MAIS SOBRE O PROVOC

O Programa de Vocação Científica (Provoc) foi criado em março de 1986 no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Manguinhos e sempre foi coordenado pela EPSJV. O programa é dividido em duas etapas: Iniciação e Avançado. Na etapa Iniciação, cuja duração é de 12 meses (agosto a julho), os alunos se familiarizam com as principais técnicas e objetos de pesquisa de Ciência e Tecnologia em saúde.

No Avançado, com duração de 22 meses (contados a partir do segundo semestre), o aluno desenvolve todas as etapas de execução de um projeto de pesquisa em Ciência e Tecnologia em Saúde. O horário de participação do estudante é definido pelo seu turno escolar e pode ser ampliado em função dos interesses e da disponibilidade do orientador, da equipe e do aluno.

Na Etapa Iniciação, o estudante recebe um formulário de frequência que deve ser preenchido, assinado por seu orientador e entregue à coordenação da etapa Iniciação, ao final de cada mês A ausência deve ser justificada e informada ao orientador previamente. É permitido até quatro faltas consecutivas. No caso de três faltas consecutivas é obrigatório também apresentar justificativas ao profissional responsável pelo Provoc na instituição de origem e a coordenação da etapa Iniciação. Caso contrário, estará sujeito ao desligamento do Programa.

No Provoc Avançado, a carga horária pode variar de acordo com o interesse e disponibilidade do orientador, da equipe e do estudante. O período previsto é de 12 horas semanais (manhã e tarde). O aluno deverá elaborar, mensalmente, resumo de atividades, a ser revisado e assinado pelo orientador e encaminhado à coordenação do Provoc. O estudante tem 30 dias de férias acordado previamente com o orientador e posteriormente comunicado à coordenação do Provoc (nas duas etapas).