Fiocruz Amazônia participa do 1o Congresso Internacional da Associação Argentina de Saúde Pública

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) marcou presença no 1o Congresso Internacional da Associação Argentina de Saúde Pública (AASAP), realizado entre os dias 31/05 e 02/06, em Buenos Aires. O evento teve como tema “Saúde única: para uma Argentina com equidade” e contou com mais de 4 mil inscritos, entre argentinos e estrangeiros, 80 painéis temáticos e centenas de outros trabalhos. O epidemiologista e pesquisador da Fiocruz Amazônia, Jesem Orellana, chefe do Laboratório de Modelagem em Estatística, Geoprocessamento e Epidemiologia – LEGEPI, participou de uma mesa com mais 5 expositores, onde apresentou o trabalho “Coloração de rios amazônicos e tendência da incidência de malária entre 2003 e 2019, Amazonas, Brasil”, com a autoria principal da Vice-chefe do LEGEPI, Fernanda Fonseca, bem como de Jean-Michel Martinez, Antônio Balieiro e  Naziano Filizola.

De acordo com Jesem, o trabalho despertou especial interesse da plateia por entremear conhecimentos interdisciplinares com aplicação em saúde pública, em particular as relações entre clima, ambiente, hidrologia e seus possíveis impactos sobre a saúde de populações da Amazônia brasileira. “O evento atendeu às nossas expectativas e serviu para fortalecer as parcerias do LEGEPI com pesquisadores estrangeiros como Manuell Miller, especialista em sensoriamento remoto e desenvolvimento sustentável, do Ministério da Saúde Argentino, em particular do centenário ANLIS Malbrán (uma espécie de Fiocruz argentina), voltado ao desenvolvimento da saúde pública”, afirmou.

Na avaliação do epidemiologista, o evento foi proveitoso por estar alinhado aos interesses da Fiocruz Amazônia e do LEGEPI, no tocante à agenda estratégica da Saúde e Ambiente na Amazônia. “Além de ser mais um evento presencial que fortalece a saúde pública regional, serviu para discutir atualidades sobre formação profissional e mercado de trabalho, gestão e equidade em saúde, emergências em saúde pública e desastres, saúde mental e digital, nutrição e alimentação, assistência farmacêutica, envelhecimento populacional, pandemia de Covid-19, bem como abordagens conceituais e metodológicas sobre saúde e ambiente ou participação popular”, pontuou.

A mesa que contou com a participação de Orellana ocorreu no dia 1/06, na Sala Interculturalidad (Pallais Rouge – Buenos Aires). Para o pesquisador, uma oportunidade de estreitamento dos laços entre a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e a Associação Argentina de Saúde Pública (AASAP). Diversos representantes da ABRASCO estiveram presentes, entre eles a presidente da associação, Rosana Onocko, professora da Unicamp, convidada na mesa “Rol Político de las/los trabajadores de la salud en las transformaciones de los sistemas de cuidado”, moderada pela pesquisadora Silvana Weller.