Fiocruz Amazônia destaca investimentos em Ciência, Inovação e Tecnologia no aniversário de 20 anos da Fapeam

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), uma das instituições parceiras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no desenvolvimento de projetos de pesquisas em diferentes regiões do Estado, marcou presença na manhã desta terça-feira, 31/02, na solenidade de abertura da programação de aniversário dos 20 anos da instituição estadual de fomento à pesquisa, com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima. A diretora da Fiocruz Amazônia, Adele Schwartz Benzaken, destacou a importância da parceria entre as duas instituições e o volume de recursos da ordem de R$ 6,4 milhões investidos pela Fapeam, entre julho de 2021 e dezembro de 2022, em projetos e programas, por meio de bolsas e auxílios-pesquisa, voltadas a projetos nas áreas de ciência, tecnologia e formação de recursos humanos, com Mestrado e Doutorado oferecidos pela Fiocruz.

“A Fapeam tem um papel decisivo no desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia, mas também na atenção às populações mais vulnerabilizadas, ajudando a  interiorizar ações de ensino e pesquisa, incentivando nossos pesquisadores a fazer seus estudos sobre temas regionais, fazendo parcerias com instituições locais e se projetando cada vez mais no cenário da Ciência, Tecnologia e Inovação para se tornar realmente uma potência nacional”, afirmou Adele Benzaken, salientando a capacidade de interlocução existente hoje entre as Fundações de Amparo à Pesquisa da Região Norte, tendo a Fapeam como uma das mais atuantes. A solenidade ocorreu na sede do Governo do Estado, contando com a presença de autoridades de diversas áreas e representantes de instituições de ensino e pesquisa, parceiras da Fapeam, a exemplo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

“Fico feliz em ter parceiros como a Fiocruz, que fortalecem a nossa política de Ciência Tecnologia e Inovação. Sempre digo que todos os parceiros são fundamentais e a Fiocruz é um desses parceiros. Temos vários projetos conjuntos e mais recentemente uma parceria que vai possibilitar que uma turma de indígenas possa ter acesso ao Programa de Mestrado em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA), para a formação dos primeiros sanitaristas indígenas do Alto Solimões e isso só reforça a necessidade de ações afirmativas voltadas para o interior e as populações indígenas”, ressaltou a presidente da Fapeam, Márcia Perales. No ato, a presidente destacou que a Fapeam está presente em todos os 77 programas de pós-graduação existentes no Estado, aprovados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação).

Na Fiocruz Amazônia, sete laboratórios de pesquisa possuem projetos financiados pela Fapeam. São, ao todo, 26 projetos nas áreas de malária, Covid-19, dengue, microbiologia, vigilância genômica, saneamento básico, coleções biológicas, proteínas recombinantes, câncer de colo de útero e desenvolvimento de ferramentas moleculares, entre outros temas.

Pesquisadores e bolsistas da Fiocruz Amazônia prestigiaram a solenidade, como forma de reconhecimento e agradecimento ao apoio. A pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Ormezinda Celeste Cristo Fernandes, chefe do Laboratório Diversidade Microbiana na Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS), conta que a criação da Fapeam trouxe para o Estado um grande desenvolvimento científico e tecnológico, além de um grande reconhecimento nacional e internacional. “Muitas das vezes, a Amazônia era conhecida mais por pesquisadores internacionais do que pelos pesquisadores da casa. Com a Fapeam, isso mudou. Hoje nós somos reconhecidos como pesquisadores da Amazônia, com um conhecimento mais aprofundado do sentimento da nossa população. Nesses 20 anos, passamos por momentos de crise, não só na Ciência e Tecnologia, como no Estado como um todo, mas não podemos deixar de dizer que nos últimos quatro anos, do atual governo, fomos muito agraciados, com bastante editais de desenvolvimento e inclusão, da mulher e de interiorização da ciência e tecnologia. Esses 20 anos vêm somar muito com o desenvolvimento do Estado”, frisou.

Também presente à solenidade, a pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia, Priscila Ferreira de Aquino, responsável por pesquisa em andamento, financiada pela Fapeam, destinada a identificar proteínas diferenciais associadas a lesões precursoras do câncer de colo de útero, ressalta que o momento é de celebração e agradecimento. “Comemorar os 20 anos da Fapeam é um ato muito importante dada a relevância que a instituição confere às pesquisas desenvolvidas na região amazônica, seja na capital e no interior, com investimento forte nos últimos anos na formação de recursos humanos, contemplando novos editais, entre eles os que estimulam a presença de mulheres na Ciência. O momento é de gratidão e agradecimento ao trabalho que a Fapeam vem consolidando e agregando conhecimento científico para nossa região”, destacou.

A pesquisa coordenada por Priscila é um dos trabalhos citados no portfólio Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas, lançado na solenidade pelo governador Wilson Lima, apresentando os resultados de trabalhos financiados pela Fapeam nos últimos dois anos. O pesquisador da Fiocruz Amazônia, Sérgio Luz Bessa, destaca também a contribuição decisiva e estratégica da Fapeam, no desenvolvimento da pesquisa e na formação de recursos humanos no Estado. “Sempre proativa, a Fapeam tem desempenhado um papel importantíssimo no desenvolvimento da Fiocruz também. Então é com grande satisfação vê-la chegar aos 20 anos como uma FAP altamente saudável e punjante com perspectivas de projetos e apoio do governo e da sua direção, que entende o papel importantíssimo que a ciência traz para o desenvolvimento da humanidade”, finalizou.