Fiocruz Amazônia reforça segurança de rede interna com instalação de novo nobreak

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realizou uma nova infraestrutura elétrica para a instalação de um novo equipamento Nobreak, de 10 KVA, ampliando a capacidade de proteção do parque de TI da instituição. Além do novo Nobreak, foram realizadas substituições de peças e serviços de manutenção preventiva no antigo Nobreak, de 60 KVA, permitindo assim maior segurança e funcionamento pleno da rede em casos de quedas bruscas do fornecimento de energia. Os serviços foram realizados ao longo de dois dias (26 e 27/01), por meio de um plano de trabalho elaborado em conjunto pelos Serviços de Gestão e Tecnologia da Informação (SEGTI) e de Infraestrutura (SEINFRA), vinculados à Vice-Diretoria de Gestão e Desenvolvimento Institucional do ILMD/Fiocruz Amazônia.

De acordo com o chefe interino do SEGTI, Sandro Moreira, a iniciativa possibilita maior segurança para que os 400 computadores em atividade no ILMD operem normalmente em caso de quedas e flutuações na rede elétrica. Segundo ele, os reparos (substituição de placas) no antigo equipamento de Nobreak, de 60 KVA, permitiram a reativação de dois servidores (computadores de grande porte), que estavam parados, com serviços sem uso, a exemplo do controle de acesso (catraca), atualização dos sistemas operacionais windows (WSUS), ambiente de testes, inventário (OCS), sistemas de segurança de informações, acesso às pesquisas, aumento da capacidade de armazenamento e rapidez no processamento de dados (antigo site, que é composto por dois servidores virtuais que são Web e banco de dados).

“Importante destacar que todos os serviços foram realizados sem qualquer impacto interno ou externo, à comunidade ILMD, principalmente na parte de software e nas atualizações de segurança. Até a consolidação do trabalho, o impacto interno em relação à segurança foi mínimo. Chegamos inclusive a instalar o laboratório de informática com 30 computadores novos, tudo sob a proteção e a segurança da gestão da TI, hoje com riscos de invasão de sistemas operacionais mitigados”, explica Moreira. “Atualmente, a gestão de

 TI é feita de forma eficiente por um servidor que gerencia tudo, mantendo o sistema operacional e atualizações de segurança em dia”, complementa.

A chefe do SEINFRA, Helena Coutinho, destaca a importância da instalação da nova rede elétrica para o êxito do serviço. “Juntos, SEINFRA e SEGETI elaboraram um plano de trabalho que permitiu que fizéssemos a instalação elétrica nova e o remanejamento de parte da que estava dispersa e necessitava de reorganização. Com isso, aumentamos a segurança dos dispositivos elétricos, a um custo baixo, utilizando a rede de dutos de cabeamento da própria sede do ILMD, com nossa própria mão-de-obra”, salienta.

“A queda do nobreak de 60 KVA, ocorrida no ano passado, nos deixou preocupados com relação aos equipamentos e tivemos que tomar medidas emergenciais para que as pessoas não ficassem sem os serviços. Nossa preocupação maior foi com a chegada do inverno e a alta incidência de descargas elétricas. Tão logo ocorreu o problema tomamos a providência de acionar a RTA, empresa fabricante do equipamento que detém sua exclusividade em Manaus. Tivemos o apoio incondicional da Diretoria do ILMD/Fiocruz Amazônia que nos autorizou a fazer a aquisição da placa para a substituição”, relata Helena.

RESILIÊNCIA E ALTA DISPONIBILIDADE

José Nogueira, técnico do SEGTI, ressalta os benefícios proporcionados pela realização dos serviços.” Aumentamos a capacidade de resiliência e alta disponibilidade em relação ao serviço de energia elétrica que alimenta os servidores do ILMD. Com isso, hoje, se houver um problema em um Nobreak o outro entra em operação sustentando os serviços de TIC. Antes, quando só tínhamos um nobreak de 60 KVA, se ele ficasse inoperante poderíamos perder toda essa proteção, uma descarga elétrica poderia passar e queimar equipamentos, causando prejuízos”, explica, destacando o apoio e mobilização da equipe envolvida com o trabalho, formada ainda pelos técnicos Williams Cavalcante, Raimundo Printes e Lukas Cavalcante. Além desses serviços, poderemos realizar futuras manutenções sem a necessidade de realizarmos paralisações dos servidores por conta desses estarem alimentados simultaneamente pelos dois nobreaks