Fiocruz Amazônia passa a contar com unidade móvel para ações de consultas e pesquisas viabilizada por emenda parlamentar

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebeu a visita, na última quarta-feira, 1/2, do deputado federal (PT-AM), José Ricardo Wendling, autor de emenda parlamentar que possibilitou a aquisição de um trailer, que funcionará como a primeira unidade móvel acoplável, que será utilizada para ações de consultas e pesquisas de campo realizadas pela Fiocruz Amazônia. O parlamentar foi recebido pela diretora Adele Schwartz Benzaken, que ressaltou a satisfação de poder fazer a prestação de contas da execução da emenda parlamentar nº 41090009/2021, viabilizada por Wendling, que aproveitou a visita para anunciar a aprovação de nova emenda que irá beneficiar não só as atividades de pesquisa, mas também de ensino promovidas pela Fiocruz Amazônia.

Acompanharam a visita os vice-diretores de Pesquisa e Inovação do ILMD, Stefanie Lopes e, de Gestão e Desenvolvimento, Aldemir Lima Maquiné, as pesquisadoras Rita Bacuri e Flor Ernestina Martinez-Espinosa. Na ocasião, José Ricardo visitou o trailer, adquirido com recursos da emenda, para execução do projeto “Impacto da Pandemia por Covid-19 na saúde de populações vulneráveis na Amazônia” e, anunciou a aprovação de nova emenda.

“A visita de hoje foi uma prestação de contas da emenda disponibilizada no ano passado, onde o trailer fazia parte das aquisições dessa emenda. O deputado trouxe ainda a boa notícia da nova emenda que será utilizada para ensino e pesquisa, principalmente nesse novo mestrado profissionalizante, que vai ser iniciado no segundo semestre desse ano, na área de epidemiologia sobre questões materno-infantil”, destaca Adele Benzaken.

O projeto beneficiado por meio da emenda  nº 41090009/2021 é fruto do trabalho integrado desenvolvido pelos pesquisadores da Fiocruz Amazônia e engloba diversas iniciativas divididas em subprojetos: Apoio ao sistema de vigilância epidemiológica de base comunitária para comunidades indígenas de Manaus; Consequência da infecção por SARS-CoV-2 no período de gestação e puerpério na rede pública de saúde, em Manaus, e; Formação de Agente Populares de Saúde em comunidades ribeirinhas para o enfrentamento da Covid-19.

Para José Ricardo, os recursos adquiridos através da emenda são de suma importância para a realização de ações de ensino e pesquisa na área da saúde, dada a relevância do trabalho realizado pela Fiocruz Amazônia na região. “A gente fica muito satisfeito, pois a Fiocruz é uma instituição com muita credibilidade, muito séria, reconhecida a nível nacional e mundial, então o trabalho que é desenvolvido aqui em Manaus, no Amazonas e na Amazônia é muito importante para a saúde, na área da pesquisa, no enfrentamento de doenças e nas ações que, portanto, beneficiam a população. A busca de recurso através de emenda parlamentar é exatamente para isso, fortalecer o trabalho. É muito bom quando a gente vê, que aqui já está sendo executado a aquisição de um trailer que será usado para que a Fiocruz esteja mais próxima da população, no trabalho de pesquisa, no atendimento”, ressalta.

APLICABILIDADE SOCIAL

Rita Bacuri, pesquisadora social da Fiocruz Amazônia, destaca a função principal da unidade móvel: “ir onde o povo está”. Segundo ela, o veículo será instrumento de parcerias com as secretarias municipal e estadual de Saúde para ações conjugadas de campo e implementação de políticas públicas de saúde, com a participação do corpo técnico das instituições, levando orientação e serviços para a população. “O trailer terá também uma finalidade educativa, sendo referência para atividades de exposição e pesquisas de campo da Fiocruz Amazonia em comunidades indígenas e ribeirinhas urbanas”, afirmou.

Conforme explicou a médica Flor Ernestina, pesquisadora em Saúde Pública do ILMD Fiocruz/Amazônia, a nova aquisição da instituição possibilitará a promoção de ações de pesquisa que necessitam desta estrutura para a realização de consultas com gestantes, participantes de estudos realizados pela equipe de pesquisadores da Fiocruz. “Nesse projeto que tem como objetivo estudar várias doenças infeciosas em gestantes, nosso plano era instalar uma espécie de consultório, onde pudéssemos fazer essa avaliação de infectologia nas gestantes, na UBS em que elas realizam seus controle pré-natal. A ideia é que possamos ir com nosso consultório nas UBS de diferentes áreas da cidade pata que tenhamos uma representação de todo o município de Manaus”, pontua.

Além do trailer, os recursos oriundos da emenda 41090009/2021 foram destinados a projetos desenvolvidos na área de saúde e sustentabilidade do ILMD/Fiocruz Amazônia. Um deles, o Projeto Agentes Populares de Saúde, coordenado pelo pesquisador do ILMD/Fiocruz Amazônia, Marcílio Sandro Medeiros, destinado a formação de lideranças na área de saúde, com ênfase na vigilância epidemiológica , baixa cobertura vacinal, fome e violência, a ser desenvolvido na região do Alto e Médio Solimões, e na capital do Amazonas.

Os recursos viabilizaram ainda a execução do Projeto Piloto do Sistema de Vigilância Epidemiológica de Covid-19 para comunidades indignas urbanas com a finalidade de combater a vulnerabilidade estrutural com a abordagem de base comunitária e uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), coordenado pela pesquisadora Fabiane Vinente, da Fiocruz Amazônia.

RECURSOS

Durante reunião com a direção da Fiocruz Amazônia, José Ricardo realizou o anuncio e entrega do termo de nova Emenda 410900023/2023 para a instituição, válida para o exercício de 2023, em que destinou o valor de R$ 1,5 milhão, com o objetivo de fortalecer as ações no âmbito da Fiocruz Amazônia, no que diz respeito a realização do Mestrado Profissional em Epidemiologia Aplicada à Saúde da Mulher e da Criança – MPESMC para a Região Amazônica.

Em seus mandatos, o deputado José Ricardo tem priorizado emendas para instituições que investem em ensino e pesquisa, como o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Segundo o parlamentar, houve alocação de recursos, por meio de emenda parlamentar de bancada, para o período de quatro anos, no valor de quase R$ 176 milhões, na área da educação, ensino e pesquisa, assistência, saúde, cultura, povos indígenas.