Projeto USAID/NPI Expand conta com apoio dos secretários municipais de Saúde do Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima

O Projeto Fiocruz Amazônia: Ciência, Saúde e Solidariedade no enfrentamento da pandemia de Covid-19, desenvolvido em parceria pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (USAID), Iniciativa de Novos Parceiros, Ampliando Parcerias em Saúde (NPI EXPAND) e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), conta com o apoio dos Conselhos dos Secretários Municipais de Saúde dos Estados do Amazonas (Cosems-AM) e de Rondônia (Cosems-RO). As diretrizes de atuação da Frente 1 do projeto foram apresentadas aos secretários municipais de Saúde dos dois estados, com o objetivo de pactuar as atividades desenvolvidas pelo projeto nas cidades e alertar para a importância da iniciativa, que visa fortalecer o enfrentamento à COVID-19 em municípios da Amazônia. A Frente 1 atua na capacitação dos profissionais de saúde de atenção primária para que possam responder efetivamente à COVID-19 nas suas cidades.

A pactuação prevê o compromisso das secretárias municipais em apoiar o desenvolvimento de estratégias de saúde do projeto, garantindo a participação de todos os agentes comunitários de saúde dos municípios contemplados nas oficinas de atualização. Serão ao todo 25 municípios, sendo 18 no Estado do Amazonas e sete de Rondônia. As apresentações aos secretários de Saúde foram feitas no final do mês de junho na cidade de Porto Velho, e depois em agosto na sede do Cosems-AM, em Manaus, pelo cientista social do ILMD Sully Sampaio, coordenador de campo e facilitador da Frente 1.

A parceria entre Fiocruz e USAID/NPI Expand atua também em outras duas frentes, a 2 e a 3, que incluem, além do Amazonas e Rondônia, os estados do Acre e Roraima. Juntamente com as atividades de treinamento e qualificação de agentes de saúde, serão desenvolvidas ações de vigilância genômica, vacinação e popularização do conhecimento científico, por meio do acesso seguro às informações sobre COVID-19 e vacinas. Na Frente 1, o público-alvo são os agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde indígena do AM e RO; nas Frentes 2 e 3, as equipes dos laboratórios centrais e de fronteira e comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas dos quatro estados.

“O projeto é uma importante ferramenta no sentido de garantir o acesso amplo, eficaz e com equidade à vacina contra a COVID-19, bem como garantir a sua aplicação segura e eficaz, além de contribuir para a redução da morbimortalidade e transmissão da doença, que ainda é uma ameaça à saúde pública”, afirmou Sully Sampaio, falando aos secretários de Saúde do Amazonas. Segundo ele, deverão ser capacitados 2.034 profissionais de atenção primária, num total de 42 turmas. Além do treinamento, será feita também a doação de kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), oxímetros e testes rápidos de antígeno aos municípios que receberão as turmas.

Sully fez um apanhado histórico sobre as ações interiorizadas de qualificação de agentes de endemias e agentes comunitários de saúde no Amazonas, feitas pela Fiocruz Amazônia, no âmbito do Programa QualificaSUS. O programa teve como objetivo aprimorar o controle da malária e outras doenças vetoriais e ampliar a cobertura vacinal em populações vulnerabilizadas rurais e urbanas nos 62 municípios do Amazonas.

“Alcançamos 100% dos municípios do Amazonas, mas o surgimento súbito da pandemia nos forçou a uma mudança temática, nos levando a redirecionar o treinamento para prevenção e combate à COVID-19. Toda a experiência obtida pela equipe nos propiciou a concorrer ao edital do projeto Ciência, Saúde e Solidariedade no enfrentamento à COVID-19 da USAID e sermos selecionados”, explicou Sully.

A Frente 1 do projeto visa atender às múltiplas necessidades de atendimento à saúde na Amazônia. Segundo o coordenador, a equipe optou por ampliar a temática que passou a abranger temas relacionados a agravos imunopreveníveis, além de outras ações de prevenção e monitoramento de casos de COVID-19. No Amazonas, os municípios atendidos pelo projeto serão Novo Airão, Itapiranga, Silves, Codajás, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Benjamm Constant, Atalaia do Norte, Tabatinga, Barreirinha, Japurá, Manaus, Urucurituba, Rio Preto da Eva, Iranbuba, Manaquiri, Presidente Figueiredo e Maués. Em Rondônia, serão contemplados Campo Novo de Rondônia, Rolim de Moura, Costa Marques, Guajará-Mirim, Porto Velho, São Francisco do Guaporé e São Miguel do Guaporé.

“O Cosems sempre foi nosso parceiro na execução de projetos que visam fortalecer os sistemas de saúde, por entendermos a importância da atenção primária à saúde e nos permitir a combinação das estratégias para treinamento de saúde e ações articuladas”, finalizou Sully. Em Porto Velho, ele participou da 6ª Reunião Ordinária do Cosems-RO, onde apresentou o projeto, as atividades previstas, pactuando as ações com os secretários municipais de Saúde presentes.

SOBRE OS PARCEIROS

No Brasil, a USAID, a NPI EXPAND e a SITAWI Finanças do Bem se uniram para criar uma parceria para apoiar a Resposta à COVID-19 na Amazônia. Entre 2020 e 2021, a primeira fase do projeto do NPI EXPAND Resposta à COVID-19 na Amazônia distribuiu mais de 23 mil cestas básicas e kits de higiene, capacitou mais de 500 agentes comunitários de saúde, doou mais de 1,4 milhão de máscaras feitas por costureiras locais e divulgou mensagens educativas de prevenção para mais de 875 mil pessoas na região. A Fase 2 está promovendo maior resiliência das comunidades amazônicas através do apoio amplo a vacinação contra a COVID-19, campanhas de informação e combate à fake News, e apoiando os sistemas locais de saúde na região com equipamentos e insumos para detectar, prevenir e controlar a transmissão de Covid-19, bem como realizar o acompanhamento de casos agudos de COVID-19 e tratar as sequelas de síndrome pós-COVID-19.