Palestra do Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia irá abordar Capacidade vetorial de flebotomíneos

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 11/11, às 10h (horário/Manaus), a palestra: “Capacidade vetorial de flebotomíneos: Conceitos a aplicações na vigilância das Leishmanioses”, a ser ministrada pelo pesquisador, Fredy Galvis Ovallos, professor colaborador nas disciplinas de Bioestatística e Entomologia em Saúde Pública ministradas em cursos de graduação e Pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública da USP.

A palestra apresentará os conceitos do modelo e aplicações na vigilância entomológica no Brasil trazendo exemplos das experiências de campo e laboratório.  “A dinâmica de transmissão de doenças infecciosas é considerada um evento não linear, influenciada por diferentes dimensões que incluem aspectos ecológicos, culturais e sociais, entre outros”, explica o pesquisador.

Segundo Fredy, os modelos de transmissão são ferramentas de grande importância para a compreensão da ocorrência de doenças e para a avaliação de estratégias de controle. “Em doenças infecciosas que envolvem vetores biológicos, a capacidade vetorial constitui o componente entomológico na taxa de reprodução básica R0. O modelo da capacidade vetorial constitui também uma forma de estudar as relações vetor-parasita-hospedeiro e, portanto, uma ferramenta para o estudo de vetores permissíveis. No Brasil, com a expansão geográfica da leishmaniose visceral, focos de transmissão sem a presença de Lutzomyia longipalpis têm sido registrados, com potencial participação de outros flebotomíneos”, destaca.

A palestra será transmitida através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/85032647215?pwd=VlJmMU5WenVDTTZBSlBQb1YycEl1Zz09

através do (ID: 850 3264 7215) e (Senha: 656565)

SOBRE O PALESTRANTE

Graduado em Biologia na Universidade de Pamplona, Colômbia, Fredy é Mestre e Doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Realizou estágio de pesquisa na Faculté de Farmacie/Université de Reims-Champagne Ardene (França).

Possui experiência em Ecologia de vetores e Epidemiologia de doenças transmitidas por vetores. Experiência em taxonomia de Phlebotominae e estudos sobre a capacidade vetorial e estudos eco-epidemiológicos de doenças transmitidas por vetores. Tem participado como assessor temporário da OPAS na formação de recursos humanos na área da Entomologia médica e capacitações de agentes do SUS para a vigilância entomológica das leishmanioses. Tem experiência na condução de estudos e avaliação de tecnologias aplicadas ao controle das leishmanioses.

Atua como Professor colaborador nas disciplinas de Bioestatística e Entomologia em Saúde Pública ministradas em cursos de graduação e Pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública da USP. Atualmente é vinculado como Pós doutorando e orientador do Programa de Mestrado em Entomologia em Saúde Pública da FSP/USP e Mestrado e Doutorado do programa de Saúde Pública da FSP/USP.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.