Programas de pós-graduação stricto sensu do ILMD/Fiocruz Amazônia passam pela primeira avaliação quadrienal da Capes

Os programas de pós-graduação stricto sensu sob responsabilidade do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) passaram pela primeira avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e obtiveram resultado satisfatório, com o aumento da nota do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Saúde da Família (PROFSAÚDE), que subiu do conceito 3 para 4. Os demais cursos/programas se mantiveram com as mesmas notas. São oferecidos pelo ILMD/Fiocruz Amazônia o Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBio), o Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA) e o Doutorado Acadêmico em Saúde Pública na Amazônia (DASPAM).

De modo geral, os programas de pós-graduação stricto sensu da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) obtiveram um excelente resultado na avaliação quadrienal (2017-2020), feita pela Capes. Dos 45 programas da Fundação, 18 (11 acadêmicos e 7 profissionais) aumentaram suas notas em relação à avaliação anterior. Outros 25 (16 acadêmicos e 9 profissionais) mantiveram as notas anteriores, que em alguns casos já eram elevadas. Os resultados foram divulgados na semana passada. A vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do ILMD/Fiocruz Amazônia, Rosana Parente, avalia como positivos os resultados.

“É importante ressaltar que dos cursos sob a responsabilidade acadêmica do ILMD/Fiocruz Amazônia, o PPGVIDA e o PPGBio passaram pela primeira avaliação quadrienal, e o DASPAM, doutorado em associação com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA), foi avaliado considerando apenas seu primeiro ano de funcionamento. No caso do PROFSAÚDE, que é mestrado profissional em rede, também é a primeira avaliação quadrienal, já obtendo crescimento de conceito”, explica Parente.

A vice-diretora explica que as avaliações trazem também informações a respeito dos pontos que precisam ser melhorados nos cursos, que não obtiveram aumento de nota. “Os pontos a serem melhorados já estão em processo de leitura/análise pelas coordenações, para discussão ampliada nos respectivos colegiados”, afirmou. Segundo Parente, os resultados serão objeto de reflexão para encaminhamento de propostas que contribuam para superação das “fraquezas” apontadas. “Espera-se que, dessas análises e discussões, resultem definições de ações para a melhoria dos nossos indicadores e que estas figurem como metas a serem alcançadas através de um Planejamento Estratégico, observando as particularidades de cada um dos cursos”, observou.

Rosana Parente salienta ainda que as coordenações dos cursos e programas do ILMD/Fiocruz Amazônia, em parceria com a assessoria técnica da Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação (VDEIC), desenvolveram este ano propostas de planejamentos estratégicos, com a finalidade de apresentar nova Estrutura Organizacional do Ensino, que deverá ser aprovada até o final de outubro. “O conjunto de decisões e encaminhamentos será submetido à avaliação da Câmara Técnica de Ensino e temos certeza de que, somado ao esforço e a sensibilidade da administração superior do ILMD/Fiocruz Amazônia, em buscar garantir mais investimentos financeiros, e o compromisso institucional do nosso corpo docente, tornarão exequíveis o Planejamento Estratégico e a Autoavaliação dos Cursos de Pós-Graduação para os próximos quatro anos, para que possamos nos consolidar mais rapidamente, com a oferta de cursos comprometidos com as causas da Amazônia”, explicou.

Parente diz considerar as notas recebidas compatíveis com o apresentado pelos cursos quando do preenchimento do Coleta Capes. “As melhorias em alguns dos indicadores foram frutos das ações desenvolvidas pelas coordenações dos cursos, com apoio Institucional, considerando o pouco tempo de existência do stricto sensu do ILMD, o investimento da Instituição para as suas consolidações que vem sendo feito desde 2015. Paralelo a essas ações, há que se registrar o projeto do ILMD/ Fiocruz Amazônia de modernização e ampliação do espaço físico e da estrutura do Ensino, neste ano de 2022, que se refletirá na avaliação do próximo quadriênio”, lembrou.

A vice-diretora destacou ainda que o PPGBIO teve aprovado seu Doutorado antes da primeira avaliação, o que é um feito importante e que só foi possível, pela qualidade e volume da produção científica dos docentes dessa área. Atualmente, todos participam de projetos de consolidação dos Programas Stricto Sensu financiado pela CAPES, com duração de 4 anos. (PROCAD E PDPG AMAZONIA LEGAL). “Outra ação importante é o fato de que, ambos têm feito um esforço grande na direção da internacionalização de suas ações de educação, prova disso é que o ILMD/Fiocruz Amazônia tem financiado com recurso próprio bolsa para três discentes de outros países”, salientou.