Palestra do Centro de Estudos irá abordar pesquisa sobre Tripanosomatídeos em mamíferos

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 23/9, às 10h (horário/Manaus), a palestra: “Tripanosomatídeos em mamíferos: revelando-se cada vez mais diversos e generalistas”, a ser ministrada pelo pesquisador André Luiz Rodrigues Roque, Chefe Substituto do Laboratório de Biologia de Tripanosomatídeos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ).

Durante a palestra o pesquisador abordará diferentes gêneros, espécies, genótipos de tripanosomatídeos que vem sendo encontrados infectando mamíferos, em especial os silvestres. A apresentação discutirá ainda o impacto da falta de uma amostragem representativa de hospedeiros para o conhecimento da diversidade dentro deste grupo de parasitos, bem como demonstrará que muitas destas espécies são muito mais generalistas do que se pensava anteriormente.

A palestra será transmitida através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/82221223286?pwd=RTNwOUlHWnR4cGJuTGNUZzluT3NxUT09 (ID da reunião: 822 2122 3286) e (senha de acesso: 521007).

SOBRE O PALESTRANTE

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz. É Tecnologista em Saúde Pública e Chefe Substituto do Laboratório de Biologia de Tripanosomatídeos (IOC/FIOCRUZ).

Atua como Editor Acadêmico da Plos One, Frontiers in Parasitology e de um Special Issue na Frontiers in Cellular and Infection Microbiology e revisor de mais de 30 diferentes revistas científicas. Tem experiência na área de Parasitologia e doenças Parasitárias de animais, com ênfase em Estudo de Reservatórios silvestres de agentes de caráter zoonótico, atuando principalmente nos seguintes temas: Interação Tripanosomatídeos-Hospedeiros naturais; Mamíferos Silvestres, Manejo de pequenos mamíferos silvestres, Trypanosoma cruzi, Leishmania sp. e caracterização de tripanosomatídeos.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento