Comemoração dos 28 Anos do ILMD/Fiocruz Amazônia e primeiro ano de gestão da atual diretoria

Os 28 Anos da Fiocruz Amazônia foram comemorados com a participação de toda a comunidade ILMD, marcando também o primeiro ano de atividades da atual diretoria da unidade, sob o comando da médica sanitarista Adele Schwartz Benzaken. Servidores, colaboradores terceirizados, bolsistas, alunos, vice-diretores e diretoria estiveram juntos e representados durante dois dias de atividades programadas para marcar o aniversário da unidade, instituída em 19 de agosto de 1994. O aniversário contou com uma sessão especial de fotos e um vídeo de congratulações, gravado pela diretora do ILMD, destacando a importância das pessoas no processo histórico de evolução do ILMD e o papel estratégico da instituição para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

Na segunda-feira, 22/08, as comemorações foram encerradas com a realização do Seminário Comemorativo dos 28 Anos do ILMD/Fiocruz Amazônia e o lançamento do marco zero do Programa Estratégico para Consolidação da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Pública na Amazônia, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O evento contou com a apresentação dos projetos pelos bolsistas contemplados pelo programa, culminando com a apresentação dos resultados do primeiro ano de gestão da dra Adele Benzaken à frente da diretoria do ILMD/Fiocruz Amazônia.

Na apresentação, Adele Benzaken fez um balanço dos 12 primeiros meses de atividades, destacando os avanços obtidos nas áreas de Ensino, Formação de Recursos Humanos em Saúde, Ciência, Tecnologia e Inovação, Gestão e Desenvolvimento Institucional, além de parcerias, articulações interinstitucionais, captação, administração e acompanhamento de projetos, credenciamento e recredenciamento de laboratórios, aproximação a grupos sociais vulnerabilizados, comunicação, extensão e popularização da Ciência, no período de julho de 2021 a julho de 2022.

“Estamos há 28 anos colaborando para a formulação de políticas de saúde de interesse público baseada em evidências, conhecimentos e inovação cumprindo a missão da Fiocruz no território amazônico”, destacou a diretora, ao final da apresentação, reafirmando o “compromisso assumido com a Ciência, Pesquisa e Educação, a harmonia e a integração entre pessoas e instituições, por uma Amazônia e um mundo melhor”.

Leia aqui a íntegra do relatório.