Centro de Estudos abordará diversidade de maruins na Amazônia brasileira e uso da Taxonomia integrada

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 19/8, às 10h (horário/Manaus), a palestra: “Diversidade de maruins (Diptera: Ceratopogonidae) na Amazônia brasileira e o uso da Taxonomia integrada”, a ser ministrada pela pesquisadora Emanuelle de Sousa Farias, membro do Laboratório de Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia (EDTA).

Segundo explica a palestrante, “o gênero Culicoides é o mais conhecido da família Ceratopogonidae, as fêmeas são hematófagas e alimentam-se de sangue de animais vertebrados. Suas picadas podem causar reações alérgicas e/ou podem transmitir agentes patogênicos como vírus, protozoários e filárias. A classificação dos Culicoides é exclusivamente com base em semelhanças morfológicas, que algumas vezes geram dificuldades quanto à identificação de espécies crípticas ou espécies que apresentam plasticidade fenotípica que dificultam sua identificação a nível específico”, destacou.

Na oportunidade, serão apresentados estudos de taxonomia integrada, que agregam caracteres morfológicos, morfométricos e genéticos, em diversas famílias de dípteros, inclusive vetores, têm sido importantes para elucidar diversidade biológica oculta. A pesquisa visa o uso da taxonomia integrada para delimitar espécies do gênero Culicoides da Amazônia,

A palestra será transmitida através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/83906809084?pwd=VkpGeXBoQmZnOHhOc3lFMXZudGdWdz09

(ID: 839 0680 9084) e (Senha de acesso: 808693)

SOBRE A PALESTRANTE

Emanuelle é doutora em Biodiversidade e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz – IOC/FIOCRUZ/RJ; mestre em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas em convênio com o Instituto Leônidas & Maria Deane – ILMD/Fiocruz Amazônia; especialista em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas; Graduada em Ciências Biológicas pela Escola Superior Batista do Amazonas.

Membro do grupo de Pesquisa do Laboratório de Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia (EDTA). Membro da rede de compartilhamento de dados e informações sobre diversidade de árvores na Amazônia da AMAZON TREE DIVERSITY NETWORK (ATDN). Atua em Taxonomia e Ecologia de vetores (Diptera).

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes

Imagem: Mackesy Nascimento