Fiocruz Amazônia promove palestra sobre práticas e experiências do Núcleo de Inovação Tecnológica

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia) por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), recebe na próxima terça-feira, 30/9, a visita de 14 alunos da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) que estão participando do Programa de Mestrado do PROFNIT/FORTEC – Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual, para uma palestra sobre práticas e experiências do NIT da Fiocruz Amazônia.

A apresentação abordará o processo de implantação e implementação do Núcleo de Inovação Tecnológica do ILMD, apontando os desafios e conquistas obtidas no processo de gestão dessas estruturas. A atividade é voltada exclusivamente para os alunos do programa.

A atividade é coordenada pelo Arranjo NIT da Amazônia Ocidental (Arranjo AMOCI), composto por 22 instituições dos Estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia, entre Unidades de Pesquisa do MCTI, Instituições de Ensino e Pesquisa públicas e privadas, Fundações e Centros de Incubação que possuam ou estejam em fase de implantação de seus Núcleos de Inovação Tecnológica ou Incubadoras.

O Arranjo AMOCI trabalha com seus integrantes operando em forma de rede colaborativa, com a finalidade de otimizar e compartilhar recursos, disseminar boas práticas de gestão da inovação, proteção à propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo. O NIT do ILMD/ Fiocruz Amazônia, faz parte da Rede AMOCI, que atua promovemos interação e expertises que atendam as necessidades de capacitação, disseminação e inovação para as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) da Amazônia Ocidental.

SOBRE O NIT – ILMD FIOCRUZ AMAZÔNIA

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Fiocruz Amazônia tem o objetivo de prospectar projetos de pesquisa para identificação de tecnologias e produtos que possam ser patenteados, assim como intermediar o contato entre pesquisadores, tecnologistas e a Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec/Fiocruz) para elaboração de pedidos para depósito de patentes e acompanhamento do processamento das negociações, desde o depósito até a manutenção das patentes.

O NIT atua diretamente com os pesquisadores da Unidade, fornecendo-lhes orientações acerca de assuntos relacionados à propriedade intelectual e inovação em consonância com as políticas de gestão da inovação da Fiocruz e com o Programa de Inovação Tecnológica do ILMD/Fiocruz Amazônia.

ILMD Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes