Centro de Estudos irá abordar plataforma de bioensaios para o estudo pré-clínico de substâncias e formulações vacinais com potencial antimalárico

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 12/8, às 10h (horário/Manaus), a palestra: Plataforma de bioensaios em Plasmodium vivax: avaliação da atividade de fármacos e vacinas nos diferentes estágios de vida do parasita, a ser ministrada por Stefanie Costa Pinto Lopes, pesquisadora e Vice-Diretora de de Pesquisa e Inovação da Instituição.

A palestra versará sobre a plataforma de bioensaios para o estudo pré-clínico de substâncias e formulações vacinais com potencial antimalárico contra os diferentes estágios de vida de Plasmodium vivax, seja no hospedeiro humano em seus dois ciclos hepático e sanguíneo como também no vetor da doença, o mosquito do gênero Anopheles. Segundo a pesquisadora, “os desafios para o desenvolvimento destes testes residem na ausência de uma cultura de longo termo para esta espécie, fazendo com que todos estes bioensaios tenham que ser conduzidos com amostras frescas recentemente coletadas de pacientes diagnosticados com a doença e, portanto, estes ensaios são factíveis em regiões endêmicas da doença que apresentam em sua maioria infraestrutura de pesquisa mais incipiente”, explicou.

Serão apresentados os bioensaios validados pelo grupo de pesquisa da Dra Stefanie Lopes, os desafios para a padronização destes ensaios e os avanços alcançados com estes ensaios. A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/82629428939?pwd=YlNBZkJCTzdhNmVyd1JCWFFCenR4Zz09 com acesso através do (ID: 826 2942 8939) e (Senha de acesso: 653032).

SOBRE O PALESTRANTE

Stefanie Lopes é pesquisadora em Saúde Pública no Instituto Leônidas e Maria Deane – Fiocruz Amazônia. Formou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, onde obteve Mestrado e Doutorado, em Genética e Biologia Molecular.

Sua principal área de pesquisa é a biologia de Plasmodium vivax, com foco na compreensão do significado biológico de fenótipos citoadesivos desta espécie de Plasmodium. Seu grupo está atualmente investigando as habilidades de citoadesão de gametócitos de P. vivax e seu papel na infecção no inseto vetor da malária.

Além disso, o grupo também está tentando desenvolver uma plataforma para investigar drogas com ação em diferentes estágios de vida de Plasmodium vivax. Foi coordenadora do PPGBIO-Interação de 2018 a 2022. Atualmente é Vice-Diretora de Pesquisa e Inovação da Fiocruz Amazônia.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento