Consulta sobre política de equidade de gênero é lançada na reunião do CD do ILMD/Fiocruz Amazônia

O Conselho Deliberativo do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realizou, na tarde desta quarta-feira, 11/08, sua Reunião Ordinária, tendo tratado, entre outros pontos, sobre o lançamento da consulta interna para a implementação da Política de Equidade Étnico-racial e de Gênero da Fiocruz. Até o dia 31/08, servidores e colaboradores vinculados ao ILMD poderão contribuir com propostas a serem encaminhadas ao Comitê Pró-equidade de Gênero e Raça da Fiocruz. A consulta será feita por email, através de formulário enviado via ILMD Comunica, por meio do qual poderão ser encaminhadas as propostas.

Rita Bacuri, pesquisadora do Laboratório Território Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (LTASS) e responsável pela implementação local da consulta, explanou sobre a importância da política e da participação da comunidade ILMD no processo de construção da mesma. “Vamos envolver a todos pedindo que participem e colaborem com o envio de propostas”, reforçou.

Os conselheiros receberam informes também sobre Execução Orçamentária 2022, Apuração Parcial dos Indicadores Institucionais, Captação de Recursos e o Aniversário de 28 anos do ILMD/Fiocruz Amazônia. Dois temas estiveram na pauta para votação: Nominação dos prédios/módulos do ILMD e Credenciamento e recredenciamento de laboratórios.

Os conselheiros foram favoráveis à realização de enquete interna para a escolha do padrão de nomes a serem adotados para as estruturas físicas que integram o complexo de prédios e módulos do ILMD, incluindo os novos anexos que deverão ser inaugurados em breve. Houve aprovação também do parecer do Comitê Ad hoc instituído para Credenciamento e Recredenciamento de laboratórios do ILMD, recomendando a criação de dois novos laboratórios de pesquisa na unidade.

Escritório de Projetos do ILMD faz balanço da captação de recursos na gestão atual

O Escritório de Projetos do ILMD/Fiocruz Amazônia conseguiu captar recursos da ordem de mais de R$ 4 milhões para o desenvolvimento de projetos de pesquisa neste primeiro ano da atual gestão. O anúncio foi feito durante a reunião do CD/ILMD, pela vice-diretora de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Analice Carvalho, chefe do Escritório de Projetos do ILMD, que detalhou as etapas de implantação e o status atual de cada projeto. O resultado positivo da atuação do Escritório de Projetos foi destacado como sendo fruto do incentivo da atual direção do ILMD às parcerias com instituições nacionais e internacionais, bem como o apoio por meio de emendas parlamentares.

Entre os projetos financiados, estão “Curso de formação remota em prevenção e resposta a urgências e emergências obstétricas para profissionais”, “Soroprevalência e identificação de variantes do SARS-Cov-2 em comunidades ribeirinhas da Bacia do Rio Amazonas no Brasil”, “Fortalecimento da resposta ao Covid-19 na região amazônica do Brasil, por meio de ações para restaurar impactos primários e secundários de saúde e nutrição, incluindo a reabilitação de infraestruturas de wash em unidades de saúde”, “Development of a Plasmodium vivas multistage vaccine effective both for protection and transmission blocking” e “Fiocruz Amazônia: ciência, saúde e solidariedade no enfrentamento da pandemia de Covid-19”, este último desenvolvido em três frentes – qualificação e treinamento, vigilância e vacinação e comunicação e popularização do conhecimento científico.

ILMD terá programação especial para marcar aniversário de 28 anos de criação

O ILMD/Fiocruz Amazônia comemora este ano o 28º aniversário de criação e para marcar a data a diretoria programou a realização de duas atividades comemorativas – uma no dia 19/08 (data do aniversário) com a realização de uma foto coletiva dos servidores e colaboradores na frente do prédio, e a outra, dia 22/08, com o Seminário Comemorativo dos 28 Anos do ILMD/Fiocruz Amazônia, evento no formato híbrido (presencial e on line) destinado à apresentação da produção científica desenvolvida atualmente por pesquisadores do ILMD/Fiocruz Amazônia, e os resultados obtidos nesse primeiro ano de gestão da diretora Adele Benzaken. Durante a reunião do CD ILMD/Fiocruz Amazônia, a diretora apresentou a marca-símbolo do aniversário de 28 anos da instituição.

Comitê Ad hoc credencia novos laboratórios para o ILMD/Fiocruz Amazônia

O ILMD/Fiocruz Amazônia ganhará dois novos laboratórios – o Laboratório do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (LAB-IPCCB), chefiado pelos médicos pesquisadores Marcus Vinícuus Guimarães de Lacerda e Flor Ernestina Martinez Espinosa, e o Laboratório de Modelagem em Estatística, Geoprocessamento e Epidemiologia (LEGEPI), coordenado pelos pesquisadores doutores Jesem Douglas Yamall Orellana (epidemiologista) e Fernanda Rodrigues Fonseca (Clima e Ambiente). O Comitê Ad hoc de Credenciamento e Recredenciamento de Laboratórios de Pesquisa do ILMD/Fiocruz Amazônia deu parecer favorável ao credenciamento de ambos os laboratórios, após avaliação crítica das propostas. A apresentação dos resultados foi feita pela vice-diretora de Pesquisa e Inovação do ILMD/Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes.